Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC recebe X FORPROEXT

forproext1O Instituto Federal Catarinense, através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), recebeu nos dias 19 e 21 de março, em Balneário Camboriú, a X Reunião Ordinária do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (FORPROEXT).

Estiveram presentes 29 pró-reitores de Extensão e 04 reitores de Institutos Federais do Brasil com o objetivo de definir e implementar políticas de Extensão da Rede de EPCT, em consonância com o (CONIF), além de promover a articulação com o ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, comprometidas com a transformação social para o pleno exercício da cidadania.

De acordo com o presidente do Fórum e pró-reitor de extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, “essa vivência e troca de experiência entre os Institutos é muito válida e só agrega valor nas nossas ações”.

Para o pró-reitor de Extensão do IFC, José Carlos Brancher, foi possível realizar uma ampla discussão em torno de ações, atividades, programas, projetos, normas e troca de experiência. “Realizamos diversas padronizações, através dos seguintes documentos: 1. Normatização e Mapeamento das ações da Extensão na Rede Federal de EPCT; 2. Definições Básicas da Extensão na Rede Federal de EPCT; 3. Planilha de pesos dos Cursos FIC na Matriz orçamentária; 4. Sistemas de Cadastro das ações de extensão; 5. Indicadores de Extensão na Rede Federal de EPCT”, relata Brancher.

forproext2No segundo dia do Fórum, 20/03, os pró-reitores de extensão visitaram o Centro de Treinamento de Cães-guia, no IFC Câmpus Camboriú. Na ocasião, a coordenadora do curso de Treinador e Instrutor de Cães-guia, Márcia Santos de Souza, apresentou o projeto e explicou todo o processo de treinamento de um cão, desde o nascimento até a formação de duplas – cão-guia e deficiente visual.

A coordenadora ainda destacou a importância das Pró-reitorias de Extensão para a execução do projeto. “Os pró-reitores de extensão podem auxiliar na luta pela permanência do projeto nos 07 câmpus onde eles estão sendo construídos”, ressaltou Márcia.

Na sequência, os convidados conferiram a apresentação do câmpus Camboriú, feita pelo diretor-geral, Rogério Luís Kerber. O pró-reitor de extensão, José Carlos Brancher, falou também sobre os projetos já executados dentro do Instituto e da relevância da extensão na comunidade externa. “A extensão é a propaganda do Instituto”, salientou o coordenador da câmara das pró-reitorias de extensão no Conif, Fernando Gusmão, logo após a fala de Brancher.

Sobre o assunto, o reitor, Francisco José Montório Sobral, acrescentou a capacidade da PROEX em realizar um diagnóstico dos arranjos produtivos locais e, com isso, conhecer a realidade fora do câmpus.

Após a palestra, os participantes assistiram a apresentação do grupo de dança “Herdeiros do Pago”, do IFC Videira. Confira o VÍDEO CLICANDO AQUI.

Durante o Fórum também aconteceu a eleição da nova coordenação do Fórum, assim composta:

Coordenador:Giano Luis Copetti (IF Brasília)

Vice-coordenador: José Carlos Brancher (IFC),

Paula Aparecida Martins Borges Bastos (IF Fluminense)

Régia Lucia Lopes (IF Rio Grande do Norte)

* Texto, fotos e vídei: CECOM/Camboriú.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 2 de abril de 2014, às 14:04 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: