IFC recebe X FORPROEXT

forproext1O Instituto Federal Catarinense, atravA�s da PrA?-reitoria de ExtensA?o (PROEX), recebeu nos dias 19 e 21 de marA�o, em BalneA?rio CamboriA?, a X ReuniA?o OrdinA?ria do FA?rum de PrA?-reitores de ExtensA?o das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (FORPROEXT).

Estiveram presentes 29 prA?-reitores de ExtensA?o e 04 reitores de Institutos Federais do Brasil com o objetivo de definir e implementar polA�ticas de ExtensA?o da Rede de EPCT, em consonA?ncia com o (CONIF), alA�m de promover a articulaA�A?o com o ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, comprometidas com a transformaA�A?o social para o pleno exercA�cio da cidadania.

De acordo com o presidente do FA?rum e prA?-reitor de extensA?o do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, a�?essa vivA?ncia e troca de experiA?ncia entre os Institutos A� muito vA?lida e sA? agrega valor nas nossas aA�A�esa�?.

Para o prA?-reitor de ExtensA?o do IFC, JosA� Carlos Brancher, foi possA�vel realizar uma ampla discussA?o em torno de aA�A�es, atividades, programas, projetos, normas e troca de experiA?ncia. a�?Realizamos diversas padronizaA�A�es, atravA�s dos seguintes documentos: 1. NormatizaA�A?o e Mapeamento das aA�A�es da ExtensA?o na Rede Federal de EPCT; 2. DefiniA�A�es BA?sicas da ExtensA?o na Rede Federal de EPCT; 3. Planilha de pesos dos Cursos FIC na Matriz orA�amentA?ria; 4. Sistemas de Cadastro das aA�A�es de extensA?o; 5. Indicadores de ExtensA?o na Rede Federal de EPCTa�?, relata Brancher.

forproext2No segundo dia do FA?rum, 20/03, os prA?-reitores de extensA?o visitaram o Centro de Treinamento de CA?es-guia, no IFC CA?mpus CamboriA?. Na ocasiA?o, a coordenadora do curso de Treinador e Instrutor de CA?es-guia, MA?rcia Santos de Souza, apresentou o projeto e explicou todo o processo de treinamento de um cA?o, desde o nascimento atA� a formaA�A?o de duplas a�� cA?o-guia e deficiente visual.

A coordenadora ainda destacou a importA?ncia das PrA?-reitorias de ExtensA?o para a execuA�A?o do projeto. a�?Os prA?-reitores de extensA?o podem auxiliar na luta pela permanA?ncia do projeto nos 07 cA?mpus onde eles estA?o sendo construA�dosa�?, ressaltou MA?rcia.

Na sequA?ncia, os convidados conferiram a apresentaA�A?o do cA?mpus CamboriA?, feita pelo diretor-geral, RogA�rio LuA�s Kerber. O prA?-reitor de extensA?o, JosA� Carlos Brancher, falou tambA�m sobre os projetos jA? executados dentro do Instituto e da relevA?ncia da extensA?o na comunidade externa. a�?A extensA?o A� a propaganda do Institutoa�?, salientou o coordenador da cA?mara das prA?-reitorias de extensA?o no Conif, Fernando GusmA?o, logo apA?s a fala de Brancher.

Sobre o assunto, o reitor, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, acrescentou a capacidade da PROEX em realizar um diagnA?stico dos arranjos produtivos locais e, com isso, conhecer a realidade fora do cA?mpus.

ApA?s a palestra, os participantes assistiram a apresentaA�A?o do grupo de danA�a a�?Herdeiros do Pagoa�?, do IFC Videira. Confira o VA?DEO CLICANDO AQUI.

Durante o FA?rum tambA�m aconteceu a eleiA�A?o da nova coordenaA�A?o do FA?rum, assim composta:

define critic, buy dapoxetine. Coordenador:Giano Luis Copetti (IF BrasA�lia)

Vice-coordenador: JosA� Carlos Brancher (IFC),

Paula Aparecida Martins Borges Bastos (IF Fluminense)

RA�gia Lucia Lopes (IF Rio Grande do Norte)

* Texto, fotos e vA�dei: CECOM/CamboriA?.

Deixe um comentário