III SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel debate inovaA�A?o, empreendedorismo e sustentabilidade

Ao som do violA?o e cantoria das alunas do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?,A� com interpretaA�A?o na lA�ngua brasileira de sinais, o III SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel recebeu, no dia 01/12, as autoridades do FA?rum de GestA?o Integrada das InstituiA�A�es Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) e participantes para debater a�?InovaA�A?o, empreendedorismo e sustentabilidade no serviA�o pA?blicoa�?, no auditA?rio do Campus CamboriA?.

Durante a abertura, o coordenador do Forgifesc, A�rico Madruga, destacou a importA?ncia da pauta do SeminA?rio. a�?Estamos aqui para compartilhar as experiA?ncias, nA?o para competir. A ideia do FA?rum A� a de que juntos somos mais fortes e conseguimos dar mais resultados para os nossos alunos, servidores e sociedadea�?, afirmou.

Em seu discurso, a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, falou sobre proposta da temA?tica do evento a�?InovaA�A?o, empreendedorismo e sustentabilidadea�? e afirmou que esses conceitos devem transcender a parte administrativa e tocar a dimensA?o humana. a�?Se o planeta estA? assim, isso A� em funA�A?o do que nA?s estamos fazendo. Podemos pensar juntos para melhorar o futuro. Devemos compartilhar e dividir aA�A�es bem-sucedidas para continuarmos com a educaA�A?o pA?blica e com a qualidade referenciada por que tanto lutamosa�?, finalizou.

Mesa-redonda traz experiA?ncias das instituiA�A�es em inovaA�A?o, empreendedorismo e sustentabilidade

mesa redondaLogo apA?s a abertura, uma mesa-redonda foiA�mediada peloA�coordenador do Forgifesc, para promover uma troca de experiA?ncias relativas A� temA?tica do evento, envolvendo a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, o prA?-reitor de pesquisa da Universidade de Santa Catarina (UFSC), SebastiA?o Roberto Soares, e a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes.

Durante o debate, a reitora do IFSC ressaltou que o principal conceito que precisa ser elaborado e reelaborado, quando trabalhamos de modo compartilhado, A� a solidariedade. a�?Todos os avanA�os que tivemos foi com base no esforA�o coletivoa�?, disse.

No discurso, a reitora destacou algumas experiA?ncias positivas do IFSC, confira: 1) TA�rmino da obra de construA�A?o do campus ItajaA� por edital na modalidade de Regime Diferenciado de ContrataA�A?o (RDC) a�� ContrataA�A?o Integrada; 2) ArticulaA�A?o entre o Plano Anual de Trabalho com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); 3) Plano de oferta de cursos e vagas; 4) Projeto piloto de matrA�cula a�?Papel 0a�?: a matrA�cula foi realizada sem emissA?o deA�cA?pias fA�sicas de documentos; 5) Barco-escola: projeto que abrange a inclusA?o e a extensA?o, com a interaA�A?o entre a instituiA�A?o e comunidade pesqueira; 6) Proposta de a�?PrA?mio IFSC de inovaA�A?oa�?: possibilidade de intercA?mbio de servidores com as universidades internacionais parceiras.

Para falar da experiA?ncia da UFSC, o prA?-reitor de pesquisa, SebastiA?o Roberto Soares, afirmou que a gestA?o na universidade deve ser sempre pautada na parcimA?nia, tendo em vista que tudo A� feito em grandes proporA�A�es. De acordo com SebastiA?o, desde 2013 a UFSC tem uma equipe para analisar as compras sustentA?veis. a�?Esse grupo desenvolveu um manual de compras, que estabelece alguns elementos para fazer uma aquisiA�A?o, levando em consideraA�A?o a preocupaA�A?o ambientala�?, afirmou.

what should be in a cover letter, lioresal without prescription.

Para finalizar, a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, apresentou as aA�A�es de alguns campi eA�as deA�A?mbitoA�institucional. Entre os apontamentos, a reitora destacou a criaA�A?o do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA), reuniA�es via webconferA?ncia, utilizaA�A?o de materiais de divulgaA�A?o reciclA?veis, licitaA�A�es com critA�rios de sustentabilidade, adoA�A?o de e-books (o IFC nA?o irA? mais imprimir livros) e implantaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o de Atividades AcadA?micas (SIGAA- IFC). a�?Com o sistema, conseguimos adotar o memorando eletrA?nico e, atA� agora, mais de 9 mil folhas impressas deixaram de circulara�?, finalizou a reitora.

Cases de sucesso apresentamA�projetos de empreendedorismo e sustentabilidade dasA�instituiA�A�es de ensino

PrA?mio Simplifica a�� Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc)

leonardoO case a�?PrA?mio Simplifica a�� Udesca�?, apresentado pelo prA?-reitor de Planejamento da instituiA�A?o, Leonardo Secchi, envolveu o engajamento da comunidade acadA?mica na apresentaA�A?o de soluA�A�es criativas para resoluA�A?o simplificada de problemas institucionais. De acordo com o prA?-reitor, para colocar a ideia em prA?tica, foi divulgado um formulA?rio com perguntas bA?sicas como: a�?Qual o problema identificado e qual seria a soluA�A?o adotada, se vocA? fosse um gestor?a�?.

Com as propostas recebidas, a comissA?o organizadora realizou uma triagem, selecionou as melhores ideias e realizou a premiaA�A?o dos participantes. a�?Definimos o prazo de um ano para implementar todas as dez propostas. AtA� agora jA? realizamos quatro delasa�?, destacou. Segundo Leonardo, a lA?gica do a�?Simplifica Udesca�? estA? pautada em prioridades, legitimaA�A?o polA�ticaA� (interna e externa) e no crowdsourcing de ideias (conhecer as propostas de quem sofre com a burocracia).

Para saber mais, confira aqui o regulamento do PrA?mio Simplifica Udesc.

Case Ecobags (IFC a�� Campus Ibirama)

ecobagsUma nova maneira de olhar o que seria descartado. Foi com essa ideia que surgiu, em fevereiro de 2016, o projeto a�?Ecobagsa�?, desenvolvido pela aluna de tecnologia em Design de Moda, Lariane Davila Borges de Oliveira, sob orientaA�A?o da coordenadora do curso TA�cnico em VestuA?rio, do IFC Ibirama, Isabela Dal-BA?.

De acordo com a estudante, o projeto surgiu da necessidade de encontrar uma soluA�A?o para os banners antigos, que nA?o tinham uma destinaA�A?o adequada. a�?Conseguimos arrecadar, inicialmente, 200 banners. EntA?o comeA�amos a pensar em que produtos poderA�amos desenvolver, atA� chegarmos na bolsa unissexa�?, contou.

AtA� chegar A�A�ideia, a orientadora e a aluna estudaram os protA?tipos e a ergonomia. a�?A primeira demanda, nA?s distribuA�mos gratuitamente na semana acadA?mica do curso. Depois, comeA�amos a desenvolver outros produtos, como carteiras de mA?o e bolsasa�?, afirmou.

Atualmente, as integrantes estA?o estudando novos protA?tipos para desenvolvimento de porta-banner, suporte para chimarrA?o e porta raquete de tA?nis. a�?Com o trabalho, conseguimos colocar uma sementinha na cabeA�a das pessoas, para parar e pensar que o mundo nA?o gira somente em torno do fast fashion, com o uso e descarte rA?pidoa�?, finalizou Lariane.

*Texto e fotos: Cecom/CamboriA?.

Deixe um comentário