Incentivo A� qualificaA�A?o: 10,5% dos servidores do IFC estA?o atrelados a um programa

IMG_5503Uma instituiA�A?o de ensino A� voltada A� formaA�A?o de estudantes, porA�m o seu processo de construA�A?o e consolidaA�A?o passa, necessariamente, pelo seu corpo de servidores. No Instituto Federal Catarinense (IFC), docentes e tA�cnico-administrativos em educaA�A?o caminham juntos em direA�A?o ao desenvolvimento do Ensino, Pesquisa, ExtensA?o e GestA?o.

Neste processo de gerenciar as atividades de desenvolvimento e capacitaA�A?o dos servidores atua a PrA?-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS), um setor estratA�gico que observa as necessidades dos servidores e implanta mecanismos de melhoria e aperfeiA�oamento interno. Atualmente, o IFC conta com 1.586 servidores, sendo 814 docentes e 772 TAEs. Deste universo, 79,2% dos docentes possuem mestrado/doutorado e 47,5% dos TAEs possuem especializaA�A?o/mestrado. Confira o percentual completo abaixo.

Cinco programas sA?o realizados no IFC para incrementar o desenvolvimento do humano no aspecto incentivo A� qualificaA�A?o. SA?o eles: 1) Afastamento Integral para PA?s-graduaA�A?o Stricto Sensu; 2) Mestrados e Doutorados Interinstitucionais; 3) Programa de Bolsa de Incentivo A� QualificaA�A?o dos Servidores do IFC (PROBIQ); 4) Programa Institucional de QualificaA�A?o de Servidores (PIQIFC); e 5) Programa de FormaA�A?o Doutoral Docente (Prodoutoral).

De acordo com Cristiane Tagliari, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Social, cada um dos programas correspondem a diferentes formas de incentivo: a�?No Dinter, os servidores sA?o liberados de suas atividades diA?rias para frequentar as aulas e realizar as pesquisas,A�e o Prodoutoral concede bolsas para docentes em afastamento integral. JA? os incentivos PROBIQ e o PIQIFC sA?o iniciativas do IFC que visam A� concessA?o de bolsas e a flexibilidade de horA?rio ao servidor-estudante. Temos ainda o Mestrado em AdministraA�A?o realizado em parceria com a FURB, voltado exclusivamente aos servidores do IFCa�?, explica.

Segundo dados da PRODHS, o IFC conta com 167 servidores contemplados com algum dos programas. a�?Uma instituiA�A?o de ensino precisa estar, sempre, com os servidores atualizados. Por isso, A� fundamental investir no servidor por meio de aA�A�es de qualificaA�A?o e desenvolvimento. Ao desenvolver o servidor, automaticamente desenvolveremos a instituiA�A?oa�?, salienta Neri Golynski, prA?-reitor de Desenvolvimento Humano e Social.

Por outro lado, a qualificaA�A?o nA?o A� pensada somente do ponto de vista de fortalecer e fazer crescer o IFC, mas tambA�m como forma de proporcionar o desenvolvimento integral do servidor. a�?A� preciso atender a necessidade do servidor como pessoa, proporcionando o seu crescimento individual que, consequentemente, serA? refletido no aprimoramento das suas atribuiA�A�esa�?, esclarece Golynski.

NOVIDADES

IMG_5500No inA�cio deste ano, o Colegiado de Dirigentes (Codir) aprovou 1% do orA�amento do IFC a ser destinado A�s capacitaA�A�es dos servidores. A partir disso, A PRODHS general cover letters, generic zithromax. propA?s a PolA�tica de CapacitaA�A?o dos Servidores do IFC (verifique o site AQUI), que visa delinear uma estratA�gia coletiva e democrA?tica de planejamento e decisA?o de prioridades e necessidades de desenvolvimento humano no IFC.

A minuta da PolA�tica de CapacitaA�A?o e do Plano Anual de CapacitaA�A?o foram disponibilizados em consulta pA?blica para implementaA�A?o a partir de 2016. a�?A consulta pA?blica deu legitimidade ao processo e permitiu ao servidor construir junto com o IFC a polA�tica de capacitaA�A?oa�?, diz Cristiane.

Para Golynski, A� fundamental que o servidor se sinta protagonista dentro do IFC. a�?AlA�m de proporcionar a qualificaA�A?o dos nossos servidores, queremos reter este talento, por isso estamos criando mecanismos para que o docente e o TAE sintam-se parte do IFC. AlA�m disso, desejamos que o servidor se empodere do conhecimento, pois uma instituiA�A?o A� tA?o forte como o conhecimento das pessoas que a compA�ea�?, finaliza ele.

ConheA�a o nA�vel de QualificaA�A?o dos nossos servidores

Docentes: Total 814

GraduaA�A?o 65 (8%)

EspecializaA�A?o 104 (12,8%)

Mestrado 458 (56,2%)

Doutorado 187 (23%)

TAEs: Total 772

Fundamental ou MA�dio 47 (19%)

GraduaA�A?o 258 (33,5%)

EspecializaA�A?o 276 (35,7%)

Mestrado 91 (11,8%)

Doutorado 0

Programas de Incentivo A� QualificaA�A?o

1) Afastamento Integral para PA?s-graduaA�A?o Stricto Sensu (Art. 96-A da Lei nA? 8.112/90 e art. 16 da ResoluA�A?o nA? 009-CONSUPER/2013)

O servidor poderA?, no interesse da AdministraA�A?o, e desde que a participaA�A?o nA?o possa ocorrer simultaneamente com o exercA�cio do cargo ou mediante compensaA�A?o de horA?rio, afastar-se integralmente do exercA�cio do cargo efetivo, com a respectiva remuneraA�A?o, para participar em programa de pA?s-graduaA�A?o stricto sensu em instituiA�A?o de ensino superior no PaA�s ou no exterior. SA?o abertos, pelos cA?mpus e pela Reitoria, 02 (dois) editais por ano para seleA�A?o de candidatos ao afastamento integral para pA?s-graduaA�A?o stricto sensu.

ParticipaA�A?o atual

Docentes

Mestrado – 05

Doutorado – 43

PA?s-Doutorado a�� 02

TAE

Mestrado – 16

Doutorado – 04

PA?s-Doutorado – 00

2) Mestrados e Doutorados Interinstitucionais (ResoluA�A?o nA? 008-CONSUPER/2013)

Cursos ofertados pela InstituiA�A?o, em parceria com universidades, nos quais os servidores que estA?o matriculados sA?o dispensados do ponto de frequA?ncia e das atividades no Instituto nos perA�odos de aulas presenciais e nos estA?gios obrigatA?rios.

Dinter: 10

Mestrado Interinstitucional em AdministraA�A?o – FURB: 25

3) Programa de Bolsa de Incentivo A� QualificaA�A?o dos Servidores do IFC (PROBIQ/IFC) (ResoluA�A?o 049/2014)

O Programa de Bolsa de Incentivo A� QualificaA�A?o dos Servidores do Instituto Federal Catarinense a�� PROBIQ/IFC tem por objetivo ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional dos servidores, atravA�s de um auxA�lio financeiro temporA?rio para a participaA�A?o do servidor em programas de Mestrado e Doutorado. SA?o abertos, pelos cA?mpus e pela Reitoria, 02 (dois) editais por ano para seleA�A?o de servidores para participaA�A?o no Programa de Bolsa de Incentivo A� QualificaA�A?o a�� PROBIQ/IFC, segundo as normas e critA�rios estabelecidos na RESOLUA�A?O NA? 049 a�� CONSUPER/2014, de maneira a viabilizar a permanA?ncia nos cursos de qualificaA�A?o e o desenvolvimento individual e institucional.

ParticipaA�A?o atual:

Araquari – 02

Blumenau – 03

CamboriA? – 03

ConcA?rdia – 03

Fraiburgo – 01

Ibirama – 01

Rio do Sul – 05

Sombrio/Santa Rosa do Sul – 04

Videira – 03

Reitoria – 01

4) Programa Institucional de QualificaA�A?o de Servidores (PIQIFC) (ResoluA�A?o nA? 031-CONSUPER/2012)

Os servidores poderA?o solicitar a adequaA�A?o de sua jornada semanal de trabalho para fins de participaA�A?o em programa de pA?s-graduaA�A?o stricto sensu. SA?o abertos, pelos cA?mpus e pela Reitoria, 02 (dois) editais por ano para seleA�A?o de candidatos ao Programa Institucional de QualificaA�A?o dos Servidores do Instituto Federal Catarinense a�� PIQIFC.

ParticipaA�A?o atual:

Docentes

Mestrado – 09

Doutorado – 11

PA?s-Doutorado – 01

TAE

Mestrado – 09

Doutorado – 03

5) Programa de FormaA�A?o Doutoral Docente (Prodoutoral) (Portaria 140/CAPES de 02 de outubro de 2013)

O objetivo geral deste programa A� promover a qualificaA�A?o em nA�vel de doutorado dos docentes do IFC que atuam ou que possam vir a atuar nos cursos de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o, bem como possibilitar a formaA�A?o de grupos de pesquisas em A?reas estratA�gicas e prioritA?rias, consolidar grupos de pesquisas jA? existentes, fomentar a cooperaA�A?o acadA?mica, consolidar os cursos de pA?s-graduaA�A?o jA? existentes e criar novos cursos de mestrado acadA?mico, mestrado profissional e, futuramente, de doutorado.

A fim de atender essas demandas Institucionais, foi elaborado o Plano Institucional de FormaA�A?o de Quadros Docentes do Instituto Federal Catarinense (PLANFOR). Esse plano foi submetido e aprovado pela Capes, a qual concedeu 3 bolsas e 3 auxA�lios-moradia para docentes do IFC com afastamento integral para Doutorado.

IMG_5505

* Texto e foto: CECOM/Reitoria.

Deixe um comentário