Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Inscrições abertas para a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

obapgeralEstá aberto até 30 de maio o período de inscrições para a 4ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, a OBAP. Realizada por meio de parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a competição é destinada a estudantes de cursos técnicos em agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, matriculados em Institutos Federais ou outras instituições de ensino que ofereçam tais formações. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio, pelo site www.ifsuldeminas.edu.br/obap.

Como nos anos anteriores, a competição é dividida em três fases, sendo as duas primeiras virtuais, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento nas áreas de Agricultura e Zootecnia. A última etapa é presencial e, nesta quarta edição, ocorrerá no câmpus do IFSULDEMINAS localizado na cidade de Inconfidentes (MG), nos dias 10 e 11 de outubro de 2014. A novidade será a realização de uma tarefa prática pelas equipes que se classificarem para a final, além do estudo de caso.

Histórico

Idealizada com o objetivo de incentivar a participação dos discentes de todo país em atividades de iniciação científica, além de promover o desenvolvimento regional e a produção de inovações tecnológicas, a olimpíada está em seu quarto ano de realização. Tornou-se referência entre as instituições de ensino técnico do país. Conta atualmente com o apoio de importantes agências de fomento e de empresas de destaque nacional, principalmente no segmento do agronegócio.

As primeiras edições contaram, em média, com 380 equipes de 25 Estados da Federação. Alunos oriundos de Institutos Federais, Etecs (Centro Paula Souza), Centros Estaduais e Municipais de Educação Agrícola participaram. As cidades de Pouso Alegre, Muzambinho e Machado, onde há unidades do IFSULDEMINAS, sediaram, respectivamente, as edições de 2011, 2012 e 2013.

Na fase presencial do ano passado, foram selecionadas as 60 melhores equipes, com critérios pré-definidos para garantir a representatividade de todas regiões do Brasil. Foram premiadas as categorias “Melhor Estudo de Caso”, alunos destaque na Olimpíada, além de 15 medalhas para os estudantes de Técnico Integrado/Concomitante e sete medalhas para a modalidade Técnico Subsequente.

Os vencedores da 3ª edição foram os membros da Equipe Agro – SMI, representada pelos alunos Vitor Araújo, Rafael Raul e Lucas Antônio, do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu (PR). Além de serem vizinhos, os garotos são amigos e colegas de quarto no alojamento da escola.

Os campeões e sua orientadora, a professora Carmem Maria Aranda, terão a oportunidade de viajar para os Estados Unidos neste ano, onde participarão – com todas as despesas pagas – da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO). Além disso, foram selecionados cinco competidores da final para realizarem estágio na Fazenda Santa Bárbara, uma das maiores do Brasil, pela Ouro Fino Agronegócio.

A OBAP é promovida com o apoio do CNPq, MEC/Setec, Fapemig e Sebrae-MG, além da parceria com a Cooxupé, a Ouro Fino Agronegócios, BASF e Grupo A. Outras informações sobre a 4ª OBAP no site do evento.

* Texto: IFSULDEMINAS – Reitoria

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 7 de maio de 2014, às 18:52 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: