InscriA�A�es abertas para a 4A? ediA�A?o da OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP)

obapgeralEstA? aberto atA� 30 de maio o perA�odo de inscriA�A�es para a 4A? OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria, a OBAP. Realizada por meio de parceria entre Instituto Federal de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuA?ria (Embrapa), a competiA�A?o A� destinada a estudantes de cursos tA�cnicos em agropecuA?ria e demais cursos do Eixo TecnolA?gico Recursos Naturais, matriculados em Institutos Federais ou outras instituiA�A�es de ensino que ofereA�am tais formaA�A�es. As inscriA�A�es podem ser feitas atA� 30 de maio, pelo siteA�www.ifsuldeminas.edu.br/obap.

research paper intro, clomid reviews.

Como nos anos anteriores, a competiA�A?o A� dividida em trA?s fases, sendo as duas primeiras virtuais, com testes de mA?ltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento nas A?reas de Agricultura e Zootecnia. A A?ltima etapa A� presencial e, nesta quarta ediA�A?o, ocorrerA? no cA?mpus do IFSULDEMINAS localizado na cidade de Inconfidentes (MG), nos dias 10 e 11 de outubro de 2014. A novidade serA? a realizaA�A?o de uma tarefa prA?tica pelas equipes que se classificarem para a final, alA�m do estudo de caso.

HistA?rico

Idealizada com o objetivo de incentivar a participaA�A?o dos discentes de todo paA�s em atividades de iniciaA�A?o cientA�fica, alA�m de promover o desenvolvimento regional e a produA�A?o de inovaA�A�es tecnolA?gicas, a olimpA�ada estA? em seu quarto ano de realizaA�A?o. Tornou-se referA?ncia entre as instituiA�A�es de ensino tA�cnico do paA�s. Conta atualmente com o apoio de importantes agA?ncias de fomento e de empresas de destaque nacional, principalmente no segmento do agronegA?cio.

As primeiras ediA�A�es contaram, em mA�dia, com 380 equipes de 25 Estados da FederaA�A?o. Alunos oriundos de Institutos Federais, Etecs (Centro Paula Souza), Centros Estaduais e Municipais de EducaA�A?o AgrA�cola participaram. As cidades de Pouso Alegre, Muzambinho e Machado, onde hA? unidades do IFSULDEMINAS, sediaram, respectivamente, as ediA�A�es de 2011, 2012 e 2013.

Na fase presencial do ano passado, foram selecionadas as 60 melhores equipes, com critA�rios prA�-definidos para garantir a representatividade de todas regiA�es do Brasil. Foram premiadas as categorias a�?Melhor Estudo de Casoa�?, alunos destaque na OlimpA�ada, alA�m de 15 medalhas para os estudantes de TA�cnico Integrado/Concomitante e sete medalhas para a modalidade TA�cnico Subsequente.

Os vencedores da 3A? ediA�A?o foram os membros da Equipe Agro a�� SMI, representada pelos alunos Vitor AraA?jo, Rafael Raul e Lucas AntA?nio, do Centro Estadual de EducaA�A?o Profissional Manoel Moreira Pena, de Foz do IguaA�u (PR). AlA�m de serem vizinhos, os garotos sA?o amigos e colegas de quarto no alojamento da escola.

Os campeA�es e sua orientadora, a professora Carmem Maria Aranda, terA?o a oportunidade de viajar para os Estados Unidos neste ano, onde participarA?o – com todas as despesas pagas – da OlimpA�ada Internacional de CiA?ncias da Terra (IESO). AlA�m disso, foram selecionados cinco competidores da final para realizarem estA?gio na Fazenda Santa BA?rbara, uma das maiores do Brasil, pela Ouro Fino AgronegA?cio.

A OBAP A� promovida com o apoio do CNPq, MEC/Setec, Fapemig e Sebrae-MG, alA�m da parceria com a CooxupA�, a Ouro Fino AgronegA?cios, BASF e Grupo A. Outras informaA�A�es sobre a 4A? OBAP no site do evento.

* Texto: IFSULDEMINASA�- Reitoria