Luzerna debate aA�A�es regressivas no Dia do Profissional TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho

seguranca6O Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Luzerna realizou, no dia 27/11, o II Evento Comemorativo ao Dia do Profissional TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho. O encontro, que aconteceu no auditA?rio do Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista, reuniu alunos do IFC e de outras instituiA�A�es, alA�m de docentes, tA�cnico-administrativos e demais profissionais do ramo. Neste ano, o evento teve a presenA�a do advogado EtiberA? Soares Zanella, que ministrou uma palestra com o tema a�?Impacto das aA�A�es regressivasa�?. Foram abordados tA?picos referentes A� Lei OrgA?nica da Seguridade Social e os benefA�cios da previdA?ncia. O advogado trouxe para discussA?o o questionamento das empresas sobre a constitucionalidade das aA�A�es regressivas, assim como o aumento dos casos deste tipo, crescente a cada ano.

O tA�cnico em SeguranA�a do Trabalho Alan CA?ssio de Oliveira foi um dos espectadores. Ele elogiou a iniciativa do IFC em promover uma discussA?o sobre o tema. a�?JA? havia ouvido a respeito das aA�A�es regressivas e dos casos em que as empresas poderiam ser penalizadas. PorA�m, eu nA?o tinha um embasamento em normas ou artigos que me servissem de argumentos para orientar os empregadores sobre situaA�A�es que possam vir a acontecer. Com certeza a palestra foi muito vA?lidaa�?, disse.

Para o diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, a atuaA�A?o do tA�cnico em seguranA�a do trabalho A� cada vez mais importante para o mercado. a�?Um trabalhador que nA?o A� orientado A� como um analfabeto. Ele vai enfrentar situaA�A�es em que, se a empresa nA?o lhe oferecer as informaA�A�es para buscar seus direitos, causarA? prejuA�zos A� sua saA?de em muito pouco tempoa�?, destacou.

Butzen tambA�m ratificou a necessidade da formaA�A?o proporcionada pela instituiA�A?o, que, desde 2014, oferece o curso TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho integrado ao Ensino MA�dio. a�?NA?s temos a consciA?ncia de que essa modalidade A� diferenciada porque ela permite um tempo maior de experimentaA�A?o cientA�fica e um olhar mais pesquisador de todo esse universoa�?, completou o diretor do IFC.

how to write a statement of purpose, cheap lioresal. * Texto: CECOM/Luzerna.

** FOTOS: CECOM/Luzerna e Gabriela FA?vero.