Luzerna: Engenharia de Controle e AutomaA�A?o recebe conceito 4

hypothesis statement, lioresal online. F2O IFC CA?mpus Luzerna recebeu, entre os dias 24 e 27 de maio, uma comissA?o composta por representantes do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) para fazer a avaliaA�A?o de reconhecimento do curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o. No inA�cio do mA?s de junho, o IFC recebeu oficialmente o resultado: em uma escala de 1 a 5, o conceito foi 4. De acordo com os parA?metros do MEC, a�?muito boma�?.

A avaliaA�A?o A� feita atravA�s de diversos meios, como anA?lise da documentaA�A?o sobre o funcionamento do curso; atividades e dados dos professores; regimento da instituiA�A?o; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Projeto PedagA?gico do Curso (PPC); visita A�s instalaA�A�es; reuniA�es com dirigentes, coordenador de curso e professores; etc.

O MEC faz a avaliaA�A?o considerando uma sA�rie de categorias. Para cada uma, um conceito de 1 a 5. O curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o do IFC Luzerna recebeu a nota mA?xima em diversos pontos, como estrutura e conteA?do curricular; tecnologias de informaA�A?o e comunicaA�A?o; titulaA�A?o do corpo docente; entre outros.

No documento divulgado pela comissA?o, algumas consideraA�A�es se destacam. De acordo com o relatA?rio, as polA�ticas institucionais de ensino, pesquisa e extensA?o estA?o a�?muito bem implantadas no A?mbito do cursoa�?. Em outra parte, lA?-se que a�?os objetivos do curso apresentam muito boa coerA?ncia com o perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacionala�?. Em relaA�A?o aos laboratA?rios, o documento afirma ainda que a�?as instalaA�A�es sA?o muito boasa�?, com a�?bom espaA�o e equipamentos adequados para as atividadesa�?.

A comissA?o destacou tambA�m a a�?integralizaA�A?o formal e informal entre os cursos de Ensino Superior, Ensino MA�dio e Ensino TA�cnicoa�?, enaltecendo que hA? uma a�?troca de conhecimento entre os alunos desses cursos, o que promove de maneira geral uma dinA?mica de gestA?o de conhecimento e integraA�A?o muito saudA?veis ao desenvolvimento dos corpos discente e docente e da instituiA�A?o de maneira gerala�?.

O curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, implantando no IFC Luzerna em 2011, foi o primeiro bacharelado ofertado pelo cA?mpus, que oferece tambA�m a graduaA�A?o em Engenharia MecA?nica.

Nas palavras do coordenador do curso, professor Antonio Ribas Neto, a�?como a regiA?o possui uma ampla variedade de indA?strias nos mais diversos setores, a importA?ncia do curso estA? no sentido de contribuir com as melhorias na automatizaA�A?o e controle dos processos desenvolvidos por elas, deixando-as mais competitivasa�?.

EXCELASNCIA

Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFC Luzerna, professor JessA� de Pelegrin, o reconhecimento do curso confirma, mais uma vez, que a instituiA�A?o estA? no caminho certo. a�?Devido A� determinaA�A?o e empenho de cada servidor do IFC, sA? podA�amos esperar um bom resultado. Isto tornou-se possA�vel devido A� excelente equipe que temos aqui no CA?mpus Luzernaa�?, comenta.

De acordo com o diretor-geral, professor Eduardo Butzen, o curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o nasceu em virtude da qualidade dos equipamentos e laboratA?rios recebidos na A�poca da federalizaA�A?o da Escola TA�cnica Vale do Rio do Peixe (ETVARPE), da demanda reprimida que a A?rea possui e pela formaA�A?o dos docentes a�� todos aprovados em concurso pA?blico.

a�?Este alinhamento permitiu que tomA?ssemos a decisA?o de abrir, primeiro, o curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?oa�?, fala Butzen. Para o diretor-geral, um dos principais objetivos do curso A� a questA?o de automaA�A?o de processos e a otimizaA�A?o de recursos (energia elA�trica, vapor, ar comprimido, etc.) que afetam diretamente os custos de produA�A?o.

a�?Com relaA�A?o ao conceito, ficamos muito satisfeitos, pois foi a primeira avaliaA�A?o externa que o cA?mpus sofreua�?, comemora. a�?JA? tA�nhamos passado por processos de auditoria e avaliaA�A?o institucional, mas nenhuma avaliaA�A?o externa. Este fato merece destaque, pois demonstra que o trabalho iniciado estA? no caminho certo e, agora, com o peso da caneta do MEC afirmando istoa�?, destaca. Ainda nas palavras do diretor-geral, a comunidade pode ficar tranquila e orgulhosa. a�?Os cursos que trouxemos para o IFC CA?mpus Luzerna estA?o alinhados A� necessidade regional e, ao mesmo tempo, temos a certeza de que nossos alunos terA?o seus diplomas reconhecidos em qualquer local do Brasila�?, completa Butzen.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.