Maio Amarelo tem 23 paA�ses mobilizados

bannerDesdeA�1A? de maio, o Brasil e o mundo estA?o mobilizados para mais uma ediA�A?o do Maio Amarelo a�� um movimento internacional em prol da seguranA�a viA?ria, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.

No seu terceiro ano de existA?ncia, o Maio Amarelo jA? estA? presente em 23 paA�ses de cinco continentes.A�O Movimento surgiu em Indaiatuba, sendo lanA�ado pelo OBSERVATA�RIO Nacional de SeguranA�a ViA?ria a�� que tem a sua coordenaA�A?o, mas trata-se de uma aA�A?o multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trA?nsito e mudar o cenA?rio de violA?ncia, que mata e sequela milhA�es em todo o mundo.

A proposta A� colocar em pauta, de forma permanente, o tema trA?nsito para toda a sociedade, destacando que o trA?nsito deve ser seguro, em todas as situaA�A�es para todos; incentivando a participaA�A?o da populaA�A?o, empresas, governos e entidades no trabalho de conscientizaA�A?o e prevenA�A?o de acidentes.

Em 2016, o Movimento elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de seguranA�a, sobretudo no banco traseiro, que ainda A� muito negligenciado pela populaA�A?o, principalmenteA�no paA�s berA�o do movimento, o Brasil; e tambA�m o excesso de velocidade,A�que impacta com o aumento de mortes e com a gravidade das lesA�es no trA?nsito.

SA�mbolo do movimento essays online, buy zithromax online.

O laA�o usado como sA�mbolo do Maio Amarelo jA? A� um velho conhecido. Utilizado tambA�m em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao cA?ncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o cA?ncer de prA?stata, ele estimula atividades voltadas A� conscientizaA�A?o e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertA?ncia no trA?nsito. Mas por que o laA�o, que, atA� entA?o, era usado para chamar atenA�A?o de doenA�as, foi escolhido para o trA?nsito? Porque os acidentes de trA?nsito sA?o considerados uma epidemia. O trauma A� uma doenA�a e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. A� isso o que o Movimento quer passar.

Por que maio?

A escolha do mA?s de maio para marcar essa mobilizaA�A?o foi motivada pelo fato de a ONUA�(OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas) ter instituA�do a DA�cada de AA�A?o para SeguranA�a no TrA?nsito, num mA?s de maio, em 2011.

Texto: www.maioamarelo.com

Imagem: CECOM/Reitoria.