Ministro da Educação participa de reunião do Conif

mendonca_benderOs reitores que integram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniram-se com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas, na última quinta-feira, 16/6, em Brasília, durante agenda extraordinária do colegiado. O encontro ampliou o diálogo entre a atual equipe gestora do Ministério da Educação (MEC) e os dirigentes da Rede Federal.

De acordo com o ministro, a nova gestão do MEC tem o diálogo como princípio e está aberta a críticas e colaborações, independentemente de ideais partidários. Com base em critérios técnicos e financeiros, o ministério pretende dar continuidade aos projetos em andamento e iniciar novas ações que contribuam para o fortalecimento da educação. “Temos uma rede magnífica e podemos fazê-la ainda mais forte”, disse, reafirmando o seu apoio para potencializar o ensino, a pesquisa e a extensão.

Mendonça Filho afirmou que trabalha para reprogramar e otimizar os recursos financeiros. Segundo ele, a Pasta pretende liberar R$ 1 bilhão para as universidades e os institutos federais. “É preciso organizar a situação orçamentária e financeira para que possamos dar sequência ao trabalho”, pontuou, assegurando estar ciente da necessidade de ampliação do banco de servidores.

O presidente do Conif apresentou ao ministro a trajetória, as principais ações e os números da Rede Federal. Hoje, as 41 instituições – Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II – possuem 644 unidades implantadas, cobrindo todo o território nacional. São mais de 700 mil estudantes matriculados nos diversos níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica, da Formação Inicial e Continuada (FIC) à pós-graduação. “Mantendo o reconhecido nível de excelência, queremos alcançar o total de um milhão e meio de matrículas até 2024, como prevê o Plano Nacional de Educação”, pontuou.

Demandas como a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os técnicos administrativos (TAEs), a contratação de mil professores ainda em 2016, a necessidade de recursos e urgências em infraestrutura foram tratadas com o secretário Marcos Viegas. As questões serão aprofundadas em debates a serem realizados nos próximos dias.

Saiba mais em: http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/991-mendonca-filho-participa-de-reuniao-do-conif.html

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação – Conif.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 12:44 por Nicole Trevisol.