MA?sica para surdos?

Na cultura dos ouvintes, a relaA�A?o entre mA?sica e audiA�A?o A� plausA�vel, mas, e para o surdo, existe uma relaA�A?o possA�vel? Pode-se dizer que a mA?sica A� uma forma de comunicaA�A?o pelo a�?toquea�?, devido A�s vibraA�A�es sonoras que produz. Em razA?o da surdez,A�muitas pessoas tA?m seus outros sentidos potencializados, e, por isso, elas podem experimentar as vibraA�A�es de formas atA� mais intensas do que aquelas experenciadas pelos ouvintes.

Um professor de radiologia da Universidade de Washington, Dr. Dean Shibata, realizou exames de ressonA?ncia magnA�tica nos cA�rebros de voluntA?rios surdos e ouvintes no momento em que eles recebiam vibraA�A�es em suas mA?os. Em todos os casos, foi registrada atividade na regiA?o do cA�rebro que processa as vibraA�A�es, como era de se esperar. No entanto, nos cA�rebros dos surdos, foi observada a ativaA�A?o do cA?rtex auditivo, regiA?o que entra em aA�A?o quando se ouve algum tipo de som, o que nA?o foi observado com tamanha intensidade nos cA�rebros dos ouvintes.

Com os resultados dessa pesquisa, pode-se perceber que a regiA?o do cA?rtex auditivo no surdo assume outra funA�A?o na ausA?ncia da audiA�A?o, ou seja, o cA�rebro dos surdos a�?adapta-sea�? para ouvir mA?sica. Diante dessa descoberta, percebeu-se a importA?ncia de se trabalhar, desde a infA?ncia, com a mA?sica, a fim de estimular o desenvolvimento cerebral e aprimorar as habilidades dos surdos, que apresentam resultados positivos no desenvolvimento cognitivo/linguA�stico, psicomotor e socioafetivo quando expostos A�s sonoridades musicais.

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/011128_shibataro.shtml academic essays, generic lioresal.

Música para surdos

http://dialogica.ufam.edu.br/dialogicaV2-N5/Os%20surdos,%20a%20m%C3%BAsica%20e%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

Texto: NAPNE/Reitoria.

Deixe um comentário