NAPNE Informa: A ciA?ncia em prol da deficiA?ncia fA�sica

napne1A ciA?ncia evoluiu nos A?ltimos anos e desenvolveu membros mecA?nicos adaptados A�s sinapses neuronais, fazendo com que indivA�duos com algum membro amputado possam voltar a usar as funA�A�es desse atravA�s de prA?teses robA?ticas de A?ltima geraA�A?o.

A base de funcionamento dessas novas tecnologias sA?o sensores ligados A�s terminaA�A�es nervosas que restaram dos membros amputados. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) desenvolveu um braA�o mecA?nico capaz de executar funA�A�es minuciosas, o que pode ser conferido em http://www.tecmundo.com.br/robotica/54509-braco-mecanico-ligado-cerebro-recebe-aprovacao-governo-americano.htm.

napne2No laboratA?rio da Universidade de CiA?ncias Aplicadas de Linz, na A?ustria, a equipe do professor Hubert Egger criou algo mais surpreendente ainda: uma prA?tese sensA�vel, capaz de simular as sensaA�A�es tA?teis dos membros amputados. Confira em http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/06/protese-com-terminacoes-nervosas-promete-acabar-com-dor-fantasma.html.

* Texto: NAPNE/Reitoria. good conclusions, buy clomid online.

** Imagens: DivulgaA�A?o.

Deixe um comentário