NAPNE informa: Concurso Moda Inclusiva!

moda-inclusiva

Quando se fala em garantir os direitos das pessoas com deficiA?ncia, deve-se sempre pensar da maneira mais abrangente possA�vel. A inclusA?o depende de um conjunto de aA�A�es que permita A�s pessoas com deficiA?ncia se sentirem, de fato, integradas A� sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que A?rteses e prA?teses sejam oferecidas, mas significa, tambA�m, dar a possibilidade para que as pessoas faA�am suas opA�A�es. Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir e, claro, escolher as vestimentas adequadas para cada ocasiA?o.

Uma das maneiras de permitir a acessibilidade a roupas adequadas foi a idealizaA�A?o dos concursos. A� por isso que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia de SA?o Paulo tem organizado o Concurso de Moda Inclusiva, que agora conta com a ediA�A?o internacional. O Concurso Moda Inclusiva faz com que jovens estilistas lancem um novo olhar e confeccionem soluA�A�es que facilitem o cotidiano das pessoas com deficiA?ncias, permitindo que elas sejam as protagonistas da passarela e ganhem as ruas com elegA?ncia e estilo.

A� de grande importA?ncia a autonomia que as pessoas adquirem quando encontram roupas que conseguem vestir sozinhas, com soluA�A�es que facilitem o seu dia a dia, como modelagens diferenciadas. Por exemplo, para uma pessoa com deficiA?ncia visual, comprar uma peA�a comA�etiqueta em Braille, com todas as informaA�A�es de que ela precisa e com detalhes, A� uma conquista.

O projeto tambA�m tem como objetivo estimular alunos e profissionais de moda a se especializarem nesse segmento, alA�m de levar a discussA?o no contexto da Responsabilidade Social, ajudando na promoA�A?o de uma sociedade mais inclusiva. O Concurso Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia foi o primeiro a ser realizado no Brasil e, segundo pesquisas, A� tambA�m inA�dito, nesse formato, no A?mbito internacional.

O projeto Moda Inclusiva estimulou a criatividade de vA?rios grupos, como estudantes, professores, pessoas com deficiA?ncia. AlA�m disso, fomentou um mercado com foco na ergonomia e estendeu a questA?o da deficiA?ncia para diversos grupos da sociedade, propondo uma reflexA?o comportamental, bem como uma moda influenciada pela diversidade, com design inspirado na A?tica do Desenho Universal, uma resposta ao movimento da sociedade, que busca eficiA?ncia e funcionalidade para todos os indivA�duos ao longo dos ciclos da vida – um objetivo significativoA�quando se almejaA�a construA�A?o de uma sociedade para todos, que priorize a eliminaA�A?o de barreiras arquitetA?nicas, ambientais e estA�ticas.

Para saber mais sobre o projeto, assista uma reportagem sobre o Concurso AQUI.A�Acesse, ainda, o siteA�http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/ argumentative research papers, buy Zoloft online. . A 8A? ediA�A?o do Concurso Moda Inclusiva serA? realizada neste ano, e o desfile dos finalistas da 8A? ediA�A?o acontecerA? no dia 15 de outubro, a partir das 18 horas, em SA?o Paulo (SP).

*InformaA�A�es:A�http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/o-projeto

** Imagem:A�http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/