NAPNE INFORMA: DeficiA?ncia Auditiva ou Surdez?

A resposta a essa pergunta depende do paradigma a ser adotado. Sob o ponto de vista biolA?gico, os dois termos podem ser considerados sinA?nimos, independentemente da perda auditiva ser leve, moderada, severa ou profunda. Sob a perspectiva histA?rico-cultural, esse conceito muda, ou seja, os surdos a�?sA?o pessoas que nA?o se consideram deficientes, utilizam uma lA�ngua de sinais, valorizam sua histA?ria, arte e literatura e propA�em uma pedagogia prA?pria para a educaA�A?o das crianA�as surdas. Os deficientes auditivos seriam as pessoas que nA?o se identificam com a cultura e a comunidade surda.a�? (BISOL; VALENTINI, 2011). Os surdos interagem com o mundo e o compreendem por meio de experiA?ncias visuais, manifestando essa interaA�A?o por meio da LIBRAS.

Ser Surdo significa ser um sujeito diferente e nA?o com deficiA?ncia, que pertence a uma comunidade minoritA?ria que compartilha cultura e lA�ngua prA?prias – direito este garantido pelo Decreto nA? 5.626/05, que regulamenta a Lei de OficializaA�A?o da LIBRAS, Lei nA? 10.436/02, e a Lei de Acessibilidade nA? 10.098/00.

JA? no A?mbito da Medicina, hA? os que afirmam que o termo surdez poderA? ser utilizado quando o indivA�duo possui surdez profunda; enquanto nos casos leves e moderados, opta-se pela denominaA�A?o a�?deficiA?ncias auditivas.a�? Dentro da perspectiva de surdez congA?nita, entende-se que estaA�se refere ao sujeito que nasce surdo, diferentementeA�da deficiA?ncia auditiva, que A� um dA�ficit adquirido posteriormente, ou seja, a pessoa nasce com a audiA�A?o em perfeitas condiA�A�es e, devido a lesA�es ou outras doenA�as, perde a audiA�A?o. A perda auditiva pode ocorrer no perA�odo prA�-linguA�stico (antes da aquisiA�A?o da linguagem) ou pA?s-linguA�stico (apA?s a aquisiA�A?o daA�linguagem). A deficiA?ncia auditiva A� considerada a perda bilateral, parcial (unilateral) ou total de quarenta e um decibA�is (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequA?ncias de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 15 milhA�es de pessoas com algum tipo de perda auditiva. No Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatA�stica (IBGE), 3,3% da populaA�A?o responderam ter algum problema auditivo. Aproximadamente 1% declarou ser incapaz de ouvir.

Independentemente do paradigma a ser adotado, as pessoas com surdez ou deficiA?ncia auditiva podem escolher a forma de comunicaA�A?o que mais lhe agradam, seja por meio do oralismo (com acompanhamento de Fonoaudiologia, uso de aparelhos auditivos, entre outras aA�A�es), LA�ngua de Sinais (LIBRAS) ou ambos.

ReferA?ncias:

BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B. Surdez e DeficiA?ncia Auditiva – qual a diferenA�a? Objeto de Aprendizagem Incluir a�� UCS/FAPERGS, 2011. DisponA�vel em: <http://www.grupoelri.com.br/Incluir/downloads/OA_SURDEZ_Surdez_X_Def_Audit_Texto.pdf film rating, acquire zithromax. >. Acesso em: 19 fev. 2016.

PACHECO, Jonas; ESTRUC, Ricardo. Curso BA?sico da Libras: LA�ngua Brasileira de Sinais. 2011. DisponA�vel em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/21289/e-a-sociedade-pergunta-surdo-surdo-mudo-ou-deficiente-auditivo>. Acesso em: 19 fev. 2016.

Mais em: http://www.deficiencia.no.comunidades.net/deficiencia-auditiva

Mais em: http://surdezprofundaconhecendoapenaslib.blogspot.com.br/2009/12/diferencas-existentes-entre-surdos-e.html

*Texto: NAPNE/Reitoria.

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