Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

NAPNE informa: Estudantes criam luvas que transformam sinais em áudio

Uma luva criada por Navid Azodi e Thomas Pryor, dois estudantes da Universidade de Washington, poderá ajudar na inclusão de pessoas com deficiências auditivas. A SignAloud traduz os sinais para o inglês por áudio, por meio do reconhecimento de gestos.

A luva conta com sensores de captura de gestos ASL (Linguagem Americana de Sinais), que mede as coordenadas e a maneira com que os dedos se flexionam ou dobram, individualmente. Os dados dos sensores são, então, enviados, via Bluetooth, para um computador próximo, que, por sua vez, alimenta os dados, em algoritmos de codificação, para categorizar os gestos. Esses gestos são, depois, traduzidos para o inglês e reproduzidos em áudio por meio dos alto-falantes. A luva pode ser usada para traduzir a linguagem de sinais para outros idiomas também.

Os estudantes acreditam que a luva pode ser útil também para ajudar as pessoas que estão aprendendo a linguagem de sinais, pois estas podem obter um feedback instantâneo sobre o que estão gesticulando. E, além de ajudar na comunicação das pessoas que dependem da linguagem de sinais, o dispositivo pode até mesmo auxiliá-las na conquista de novos empregos.

Azodi diz que a luva ainda é um protótipo e registra: “De modo algum, capturamos a linguagem inteira e não estamos nem perto disso. ASL é mais do que apenas palavras e frases, e nós sabemos disso. Ela tem estruturas gramaticais complexas. O que, eventualmente, desejamos conseguir é que o SignAloud possa categorizar a maior parte da língua”.

Seus desenvolvedores ainda planejam aprimorar a luva, com a capacidade de aprender a complexa sintaxe da ASL. Para tanto, almejam contratar um especialista para ajudá-los.

Fonte: http://pessoascomdeficiencia.com.br/site/2016/05/23/conversar-com-deficientes-auditivos-sera-facil-com-luvas-que-transformam-sinais-em-audio/.

Texto: Napne/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 25 de maio de 2016, às 8:03 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: