NAPNE informa: O que é Tecnologia Assistiva?

Tecnologia Assistiva é o termo utilizado para identificar uma ampla gama de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas, promovendo a autonomia, qualidade de vida e inclusão.

O Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), instituído pela Portaria nº 142, de 16 de novembro de 2006, define Tecnologia Assistiva como “uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Recursos são todo e qualquer item, equipamento, produto ou sistema utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas. Estão incluídos computadores, softwares e hardwares especiais, dispositivos para adequação da postura, recursos para mobilidade, equipamentos de comunicação alternativa, acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, materiais protéticos e milhares de outros itens.

Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos. Como exemplo, pode-se citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.

Dessa forma, tecnologia assistiva é um elemento-chave para a promoção dos Direitos Humanos, pois proporciona às pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas a oportunidade de alcançar autonomia e independência em suas vidas.

Saiba Mais

– Estudo revela potencial intelectual no Brasil para o desenvolvimento dessas tecnologias: As universidades e os institutos de pesquisa e de tecnologia estão repletos de ideias e projetos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Leia mais em: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2013/10/estudo-revela-potencial-brasileiro-para-tecnologias-assistivas.

– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza o Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva, um serviço de informação de produtos que possibilita a realização de buscas sobre os produtos distribuídos no Brasil. Conheça mais em: http://assistiva.mct.gov.br/.

Exemplos de Tecnologias Assistivas:

* Texto e imagens: NAPNE/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 2 de julho de 2015, às 15:04 por Nicole Trevisol.