NAPNE informa: O que A� Tecnologia Assistiva?

Tecnologia Assistiva A� o termo utilizado para identificar uma ampla gama de recursos e serviA�os que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiA?ncia e/ou necessidades especA�ficas, promovendo a autonomia, qualidade de vida e inclusA?o.

O ComitA? de Ajudas TA�cnicas (CAT), instituA�do pela Portaria nA? 142, de 16 de novembro de 2006, define Tecnologia Assistiva como a�?uma A?rea do conhecimento, de caracterA�stica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratA�gias, prA?ticas e serviA�os que objetivam promover a funcionalidade, relacionada A� atividade e participaA�A?o, de pessoas com deficiA?ncia, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independA?ncia, qualidade de vida e inclusA?o sociala�?.

Recursos sA?o todo e qualquer item, equipamento, produto ou sistema utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiA?ncia e/ou necessidades especA�ficas. EstA?o incluA�dos computadores, softwares e hardwares especiais, dispositivos para adequaA�A?o da postura, recursos para mobilidade, equipamentos de comunicaA�A?o alternativa, acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, materiais protA�ticos e milhares de outros itens.

ServiA�os sA?o definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiA?ncia a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos. Como exemplo, pode-se citar avaliaA�A�es, experimentaA�A?o e treinamento de novos equipamentos.

Dessa forma, tecnologia assistiva A� um elemento-chave para a promoA�A?o dos Direitos Humanos, pois proporciona A�s pessoas com deficiA?ncia e/ou necessidades especA�ficas a oportunidade de alcanA�ar autonomia e independA?ncia em suas vidas.

Saiba Mais

– Estudo revela potencial intelectual no Brasil para o desenvolvimento dessas tecnologias: As universidades e os institutos de pesquisa e de tecnologia estA?o repletos de ideias e projetos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiA?ncia. Leia mais em: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2013/10/estudo-revela-potencial-brasileiro-para-tecnologias-assistivas.

– O MinistA�rio da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o disponibiliza o CatA?logo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva, um serviA�o de informaA�A?o de produtos que possibilita a realizaA�A?o de buscas sobre os produtos distribuA�dos no Brasil. ConheA�a mais em: http://assistiva.mct.gov.br/.

Exemplos de Tecnologias Assistivas:

professional cover letter, purchase zithromax.

* Texto e imagens: NAPNE/Reitoria.A�