NAPNE INFORMA: Pessoa com deficiA?ncia e o acesso A� educaA�A?o regular

napne-novaA educaA�A?o bA?sica engloba alunos de 0 a 17 anos, distribuA�dos na educaA�A?o infantil e nos ensinos fundamental e mA�dio. Nela estA?o incluA�dos tambA�m os alunos das modalidades de ensino tA�cnico, da educaA�A?o especial e de jovens e adultos. Na educaA�A?o especial, os estudantes sA?o distribuA�dos em classes especiais e escolas exclusivas. As classes comuns sA?o aquelas nas quais os estudantes recebem escolarizaA�A�es de acordo com programas educacionais gerais, e escolas exclusivas sA?o as que atendem somente estudantes com algum tipo de deficiA?ncia.

A fim de perceber as matrA�culas de estudantes com deficiA?ncia tanto na rede pA?blica (nos trA?s nA�veis de governo) como na rede particular de ensino, buscamos apresentar como isso se dA? no estado de Santa Catarina. Em 2014, Santa Catarina teve um total de 1.264.086 (um milhA?o, duzentos e sessenta e quatro mil e oitenta e seis) matrA�culas no ensino bA?sico, sendo 23.980 (vinte e trA?s mil e novecentos e oitenta) alunos com deficiA?ncia.

As matrA�culas dividem-se em 4 esferas, conforme apresentado a seguir:

MatrA�culas

NA?mero de estudantes matriculados

Estadual

9.083

Municipal

13.164

Federal

109

Privada

1624

Total

how to write a college application essay, purchase lioresal. 23.980

Tabela adaptada dos Dados do INEP.

Na tabela, A� mostrada a diferenA�a na inclusA?o de alunos com deficiA?ncia nas trA?s esferas pA?blicas e na esfera privada, e A� perceptA�vel a necessidade de se avanA�ar. A Rede Federal A� a que menos detA�m matrA�culas de estudantes com deficiA?ncia. Todas as pessoas com deficiA?ncia tA?m o direito de ser educadas com seus pares, em escolas regulares e situadas em suas comunidades. O sucesso da educaA�A?o inclusiva depende da adequaA�A?o do currA�culo escolar A�s necessidades de cada aluno, da capacitaA�A?o dos professores e do suporte de profissionais de educaA�A?o especial.

REFERASNCIAS

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira a�� INEP Resultados Finais do Censo Escolar 2014 Estado de Santa Catarina. DisponA�vel em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula>.A�Acesso em: 13 nov.A�2015.

Revista Bolsa de Mulher. DisponA�vel em: <http://www.bolsademulher.com/bebe/8430/crianca-com-deficiencia-deve-estudar-em-escola-regular-especialista-opina>. Acesso em: 13 nov.A�2015.

*Texto e imagem: NAPNE/Reitoria.

Deixe um comentário