NAPNE Informa: Vagas Reservadas para Pessoas com DeficiA?ncia

napneVocA? jA? notou que nos estacionamentos de edificaA�A�es de uso pA?blico ou coletivo sempre hA? uma ou mais vagas com o sA�mbolo de uma pessoa em cadeira de rodas com uma A?rea demarcada ao lado? Esta A?rea adicional estA? associada A�s vagas destinadas a veA�culos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com qualquer deficiA?ncia. Sua funA�A?o A� possibilitar a ampla abertura das portas e manobras, no caso de uma pessoa com deficiA?ncia fA�sica que utilize cadeira de rodas.

Para se beneficiar destas vagas A� necessA?rio que a pessoa com deficiA?ncia tenha uma credencial emitida pelo A?rgA?o de trA?nsito do municA�pio em que reside,A�que deve ser exposta no painel do veA�culo, somente quando este conduza ou seja conduzido por pessoa com deficiA?ncia. A credencial A� padronizada e vA?lida em todo o territA?rio nacional, desde que esteja dentro do prazo de validade.

Existe um decreto da presidA?ncia da repA?blica que how to writing essay, acquire clomid. determina que no mA�nimo 2% das vagas de estacionamento dos edifA�cios de uso pA?blico ou coletivo sejam reservadas para as pessoas com deficiA?ncia, sendo proibida a utilizaA�A?o por pessoa nA?o autorizada, podendo resultar em sanA�A?o do A?rgA?o de trA?nsito. Esta infraA�A?o A� considerada leve e pode custar ao condutor uma multa no valor de R$53,20 e 3 pontos na habilitaA�A?o.

Vale lembrar que algumas das pessoas que utilizam estas vagas tA?m a mobilidade reduzida, assim nA?o A� de bom grado empregar cones e correntes para reservA?-las, pois, se nA?o houver alguA�m disponA�vel para retirA?-los, a pessoa com deficiA?ncia poderA? ter grande dificuldade de estacionar, sendo assim anulado o objetivo das vagas reservadas.

A melhor opA�A?o sempre A� o respeito ao prA?ximo!

* Texto e foto: NAPNE/Reitoria.

Deixe um comentário