No ar: Campanha Enem 2016

Imagem_Geral_datasMuitos objetivos possíveis e um horizonte em frente: essa pode ser a descrição sucinta da imagem escolhida para a Campanha de Ingresso 2016 para o ensino superior do IFC. Para ampliar o alcance da peça publicitária, o Instituto optou por uma arte que retrata a vastidão de possibilidades de nossas vivências e que  não se vincula necessariamente a uma faixa etária específica, tendo em vista a pluralidade do público-alvo que quer atingir.

Com o slogan “Sua jornada termina quando você quiser. Mas ela começa agora.”, a campanha deste ano tenta incitar, nos futuros alunos do IFC, a ação necessária para o ingresso nesta instituição pública de excelência, por meio da indicação bastante didática dos 3 passos: a) a inscrição no Enem, que ocorre de 9 a 20 de maio; b) a realização da prova do Enem, que acontece em novembro; e c) a seleção de um curso do IFC no SISU em janeiro de 2017.

Do ponto de vista linguístico, a campanha apresenta um texto simples e direto, que atrai a atenção para a objetividade necessária quando o assunto é ingresso em uma instituição de ensino: o que fazer e quando fazê-lo; e utiliza-se de uma linguagem institucional neutra, que visa gerar identificação não apenas com estudantes que terminaram ou terminarão o ensino médio em breve, mas também com quem está afastado há mais tempo dos estudos. Toda a composição gráfica – imagem e texto – joga com a ideia de concessão e adversatividade: relaciona a imensidão do futuro e a multiplicidade de escolhas (representadas pela imagem) com a necessidade imediata de dar os primeiros passos para o início da jornada (como se pode perceber pela mensagem verbal).

Sobre a divulgação

O IFC deve atuar em dois momentos importantes de divulgação. O primeiro teve início nesta semana, com a abertura do período de inscrições para o Enem; já o segundo deve ocorrer no final do ano, quando se aproximarem os dias reservados para a escolha das vagas, que acontecerá por meio das notas obtidas no mencionado Exame, pelo SISU.

Caso queira colaborar com a divulgação da campanha, entre em contato com a CECOM de seu campus ou da Reitoria.

Mais informações: http://ingresso.ifc.edu.br/.

Para acompanhar as publicações de divulgação da campanha e as novidades do Institutohttps://www.facebook.com/ifc.oficial/.

Texto: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de maio de 2016, às 16:25 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).