FormaA�A?o pedagA?gica debate a�?Tecnologias na educaA�A?oa�?

formacao1No dia 04/02, a professora e tA�cnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) CA?mpus Joinville, Caroline Lengert Guedes, ministrou a palestra sobre a�?Tecnologias na educaA�A?oa�? aos professores do IFC CamboriA?.

No primeiro momento do evento, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Sirlei de FA?tima Albino, ressaltou a relevA?ncia do assunto para a realizaA�A?o do planejamento de como utilizar os 20% da carga horA?ria em EducaA�A?o a DistA?ncia (EaD). a�?Primeiramente, utilizaremos o CriaCAC e jA? temos previsto para o segundo semestre a implementaA�A?o do nosso ambiente moodlea�?, informou a diretora.

Atuando desde 1998 na temA?tica da palestra, Caroline Guedes questionou os docentes a respeito de quais as tecnologias podem ser utilizadas na educaA�A?o. a�?A nossa sociedade vive em uma mobilidade excessiva e nem sempre o nosso aluno consegue focar somente no quadroa�?, ressaltou Guedes. E para manter esse foco dos estudantes na matA�ria, os educadores possuem um desafio pela frente: repensar as prA?ticas pedagA?gicas alA�m dos recursos.

De acordo com a professora, nA?o basta ter o recurso e a aula continuar sendo ministrada da mesma maneira. a�?Se eu mantenho a mesma didA?tica de uma aula presencial, o ambiente virtual vai servir apenas para disponibilizar o materiala�?, destacou.

Para instigar os professores a repensar as prA?ticas, a palestrante exibiu o vA�deo a�?Nativos digitaisa�?. a�?NA?s ainda somos imigrantes digitais, mas e os nossos alunos? Como iremos manter o foco da atenA�A?o na aula utilizando os recursos da tecnologia?a�?, finalizou a palestrante.

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A FormaA�A?o PedagA?gica (02 a 06 de fevereiro)

AlA�m da palestra sobre as tecnologias na educaA�A?o, a semana de formaA�A?o pedagA?gica foi intensa e trouxe para o debate os assuntos: plano de ensino, evasA?o escolar, ambiente virtual (CriaCAC) e os instrumentos e metodologias de avaliaA�A?o. Os novos professores e tA�cnicos-administrativos A�tambA�m tiverem a oportunidade de conhecer um pouco sobre cada setor e participar de uma caminhada guiada pelo cA?mpus. Confira aqui as fotos.
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* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

Prefeito parabeniza IFC Blumenau pelo 1A? curso 100% presencial e gratuito de Pedagogia

apa research paper, buy dapoxetine online. cartaz-PedagogiaO CA?mpus Blumenau serA? pioneiro na cidade ao oferecer o primeiro curso superior 100% presencial e gratuito de Licenciatura em Pedagogia. Em ofA�cio enviado no mA?s de janeiro/2015, o Prefeito de Blumenau, NapoleA?o Bernardes, e a SecretA?ria Municipal de EducaA�A?o, Helenice Machado Luchetta, parabenizaram a iniciativa: a�?Esta oportunidade, com certeza, beneficiarA? muitos blumenauenses, formando pedagogos qualificados, garantindo assim, a qualidade da educaA�A?o em nossa cidadea�?.
Para 2015 foram oferecidas 36 vagas. O curso formarA? professores para exercer funA�A�es de magistA�rio na EducaA�A?o Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino MA�dio, na modalidade normal (MagistA�rio), de EducaA�A?o Profissionalizante, na A?rea de serviA�os e apoio escolar e em outras A?reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagA?gicos.
As aulas serA?o no perA�odo noturno, de segunda a sexta-feira, e eventualmente aos sA?bados, conforme calendA?rio acadA?mico. O curso terA? duraA�A?o de quatro anos, divididos em oito semestres. As aulas comeA�arA?o em marA�o de 2015.

* Texto e imagem: CECOM/Blumenau.

CamboriA? entrega primeiros cA?es-guia

camboriu-cao-guia-entrega1Eles sA?o peludos e chamam atenA�A?o por onde passam. NA?o sA? pela beleza, graA�a e simpatia. Eles sA?o muito mais que cA?es com focinhos A?midos e prontos para ganhar a�?aquelea�? apertA?o. Jhonny e Thor agora sA?o verdadeiros cA?es-guia. A trajetA?ria para alcanA�ar essa conquista foi A?rdua e incluiu muita transpiraA�A?o, literalmente. a�?Os cA?es andaram uma mA�dia de 800 Km para chegar onde estA?oa�?, contou Leonardo Goulart Nunes, servidor do IF Goiano a�� CA?mpus UrutaA� e aluno do Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia, durante a entrega dos primeiros cA?es-guia formados no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� CA?mpus CamboriA?.

Na cerimA?nia, a emoA�A?o foi sentimento que tomou conta da face dos participantes. Entre risos, lA?grimas e lembranA�as do treinamento, as famA�lias socializadoras -primeiramente a�� receberam o certificado de honra ao mA�rito pelo reconhecimento do trabalho realizado. Logo apA?s, o momento mais esperado da noite. A entrega dos cA?es-guia. MA?rcia Santos de Souza, coordenadora do Projeto, agradeceu a todos pela concretizaA�A?o do sonho. a�?A� de verdade! Com muita paciA?ncia, persistA?ncia e colaboraA�A?o de todos chegamos atA� aquia�?, destacou.

a�?Quando participamos de um momento como hoje, conseguimos ver que valeu a pena e que farA�amos tudo de novo. Acredito que o Felipe e o Bruno, que receberA?o os cA?es hoje, vA?o ter um dia inesquecA�vela�?, falou o diretor-geral do cA?mpus, RogA�rio Luis Kerber.

Felipe Cristiano da Silva, ao receber o cA?o-guia Thor, ainda conseguiu arrancar mais lA?grimas da plateia ao agradecer a todos pela a�?nova forma de ver o mundoa�?. NA?o bastasse o discurso emotivo, Thor resolveu abraA�ar Felipe no momento em que foi entregue ao novo dono. Como se quisesse expressar os prA?prios sentimentos, Thor demonstrou no gesto a felicidade da nova funA�A?o: a�?ser os olhos de Felipea�?.

A entrega de Jhonny para Bruno Carlos de Oliveira tambA�m nA?o foi diferente. Muito emocionada, a socializadora, Michele Cordeiro, entregou o cA?o-guia. a�?Estou muito feliz e acho que ele exercerA? a funA�A?o com excelA?nciaa�?, declarou.

O ano de 2015 promete muito trabalho para o Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia. Para o primeiro semestre, jA? estA? prevista a entrega de vA?rios outros cA?es-guia, juntamente com a formatura dos alunos/servidores do curso.

ConheA�a aqui o curso de pA?s-graduaA�A?o em Treinador e Instrutor de CA?es-guia.

Confira as fotos do evento new movie trailer, acquire dapoxetine. aqui.

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

Blumenau farA? Sorteio PA?blico para preencher vagas em cursos tA�cnicos

Segunda-chanceAqueles que nA?o foram aprovados no Exame de ClassificaA�A?o 2015 e atA� mesmo os que nA?o fizeram a prova do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Blumenau tA?m uma nova chance. De 21 a 29 de janeiro estarA?o abertas as inscriA�A�es para Sorteio PA?blico, que preencherA? 25 vagas nA?o ocupadas nos cursos tA�cnicos subsequentes. SA?o 11 vagas para o curso de MecA?nica e 14 para EletromecA?nica. Ambos os cursos sA?o gratuitos e tA?m duraA�A?o de dois anos. As aulas sA?o no perA�odo noturno.

As inscriA�A�es para o Sorteio PA?blico devem ser feitas, exclusivamente, na Secretaria AcadA?mica do CA?mpus Blumenau, das 8h A�s 12h e das 13h A�s 17h. A� imprescindA�vel que o candidato tenha concluA�do o Ensino MA�dio; que preencha a ficha de inscriA�A?o disponibilizada na secretaria (optando por um curso) e que anexe cA?pias de identificaA�A?o com foto e do CPF. AlA�m disso, o candidato deve tomar ciA?ncia doA�Edital 02-2015 literature review apa, purchase lioresal. A� e do Manual do Candidato.

A relaA�A?o com os nomes dos candidatos aptos a participarem do sorteio serA? divulgada no dia 30 de janeiro, no site do cA?mpus (blumenau.ifc.edu.br). O sorteio serA? no dia 2 de fevereiro, A�s 10h.

A�* Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagem: CECOM/Reitoria.

Rio do Sul comemora a formatura de mais tA�cnicos

rio-sul-formatura4Os A?ltimos finais de semana de dezembro de 2014 no CA?mpus Rio do Sul foram de muita comemoraA�A?o para os alunos dos cursos tA�cnico de AdministraA�A?o e Aquicultura. Com o tA�rmino do curso, os novos tA�cnicos jA? buscam oportunidades para atuarem nas A?reas de formaA�A?o. O curso de Aquicultura, realizado no municA�pio de Pouso Redondo e o de AdministraA�A?o, em Rio do Sul, foram os primeiros realizados pelo IFC CA?mpus Rio do Sul nestas especialidades, ambos realizados via Pronatec.
As solenidades foram presididas pelo reitor substituto, Nery Golinski, e contou com a participaA�A?o dos familiares e autoridades da regiA?o. Para Neri, a formatura A� o momento mais importante da instituiA�A?o. “Esse A� o nosso objetivo, formar os jovens e preparA?-los para atuarem no mundo do trabalho”, comentou ele, parabenizando toda a equipe de trabalho.

NAsMEROS
Segundo o diretor do CA?mpus Rio do Sul, Oscar Harthmann, a formatura das turmas foram momentos marcantes, pois mostra que o IFC estA? presente em todo o Vale do ItajaA�, formando profissionais qualificados em diversos municA�pios. “Foi um desafio implantar esses cursos. No inA�cio tivemos muitas dA?vidas, mas depois que o curso realmente foi acontecendo sabA�amos que tA�nhamos acertadoa�?, enfatizou ele.
AlA�m dos 52 formandos em tA�cnicos, o Pronatec do IFC de Rio do Sul capacitou neste anoA� mais 351 profissionais em 22 cursos nas diversas A?reas. “Esse A� mais um motivo para comemorarmos, pois nunca tivemos tantos profissionais tA�cnicos sendo encaminhados ao mundo do trabalho”, salientou o diretor Oscar.
O coordenador adjunto do Pronatec, AndrA� Munzlinger, aproveitou para repassar os nA?meros de cursos oferecidos e salientou que o programa tende a ampliar nos prA?ximos anos. a�?Nosso campus, com o apoio de toda a equipe, conseguimos realizar o maior nA?mero de cursos do nosso instituto e isso foi possA�vel pelas diversas A?reas de atuaA�A?o do Pronatec. Ver essas pessoas com o diploma na mA?o A� gratificantea�?, completou.

OPORTUNIDADE
O aluno Luis Carlos Matteussi, que se formou em tA�cnico em Aquicultura, salientou que o curso auxiliou muito no trabalho do dia a dia. Ele trabalha na A?rea de formaA�A?o e pretende ampliar os negA?cios com os conhecimentos adquiridos. “Foi uma grande oportunidade realizar esse curso em meu municA�pio e quero continuar a ajudar na melhoria da aquicultura”, completou ele.

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* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Sombrio na OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica

???????????????????????????????O Setor de ExtensA?o do CA?mpus AvanA�ado Sombrio promoveu, em dezembro de 2014, a solenidade de premiaA�A?o das alunas do 3A? ano do Curso TA�cnico em InformA?tica Integrado ao Ensino MA�dio Bruna InA?cio Trajano e LetA�cia Recco Tramontin pela participaA�A?o na XVII OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA).

Na solenidade, as alunas premiadas receberam a medalha de prata nA�vel 4, por obterem nota entre 7,55 e 8,60 no exame classificatA?rio do certame. Presente na ocasiA?o, o Diretor do Campus AvanA�ado Sombrio prof. Anderson Sartori destacou a importA?ncia destes eventos para a qualificaA�A?o do ensino escolar como fomento A� pesquisa nas diferentes A?reas do conhecimento. A profa. MA?rcia Regina Coelho, SecretA?ria de EducaA�A?o de Sombrio, salientou quA?o rico A� para o aluno poder vivenciar eventos como a OBA e assim aprofundar seus conhecimentos multidisciplinarmente.

ApA?s receberem seus prA?mios, as alunas Bruna e LetA�cia deixaram suas mensagens, exprimindo os sentimentos de gratidA?o pelo apoio de todos na conquista, alA�m de motivarem os demais alunos do Campus a participarem das prA?ximas ediA�A�es da OBA e de outras olA�mpiadas, nA?o apenas com o intuito de receber um prA?mio, mas como forma de aprimoramento do conhecimento.

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A OlimpA�ada, que A� promovida anualmente pela Sociedade AstronA?mica Brasileira e pela AgA?ncia Espacial Brasileira, com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq) tem como objetivo principal a popularizaA�A?o da astronomia, astronA?utica, robA?tica e dos conhecimentos relativos A�s tecnologias junto aos alunos brasileiros, possibilitando assim um aprofundamento nestes campos. Na ediA�A?o de 2014 a OBA realizou as provas classificatA?rias no mA?s de maio e contou com a participaA�A?o de mais de 700 mil alunos advindos de 1.473 escolas de todo o paA�s.

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* Texto e fotos: CECOM/Sombrio.

Conif se reA?ne com o Ministro da EducaA�A?o

reuniao cid gomesO fortalecimento e a importA?ncia estratA�gica da Rede Federal para o Brasil nortearam a primeira reuniA?o do ministro da EducaA�A?o, Cid Gomes, com membros da Diretoria Executiva do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica a�� Conif (gestA�es 2014 e 2015). O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 21/1, no MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC), em BrasA�lia.

Cid Gomes enfatizou o papel das instituiA�A�es na sociedade brasileira e afirmou que o apoio da Rede para a reforma do ensino mA�dio A� fundamental, considerando a sua histA?ria e a reconhecida qualidade do ensino. O ministro destacou ainda a relevA?ncia do apoio da Rede Federal A� nova gestA?o do MEC.

Na oportunidade, o Conif apresentou importantes consideraA�A�es sobre a consolidaA�A?o da Rede colocou-se A� disposiA�A?o do MEC para contribuir com a educaA�A?o no paA�s.

Participaram da reuniA?o o presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, acompanhado dos membros da Diretoria eleita para a gestA?o 2015: Belchior Rocha (presidente), Marcelo Bender (vice-presidente), JerA?nimo Rodrigues da Silva (diretor Administrativo) e JosA� Bispo Barbosa (diretor Financeiro a�� gestA�es 2014 e 2015). O encontro contou ainda com o secretA?rio executivo do MEC, Luiz ClA?udio Costa, e com o secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica interino, Marcelo Feres.

A�* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

** Foto: Isabelle AraA?jo/MEC.

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Estudante do IFC A� finalista na OlimpA�ada de LA�ngua Portuguesa

zimbabwe5-cecomZimbA?bwe OsA?rio Santos. Estudante do 3A? ano no curso TA�cnico Integrado em AgropecuA?ria do IFC CA?mpus Araquari. Olhos escuros, sorriso acanhado, prestativo. As palavras desta entrevista sA?o do prA?prio, finalista da OlimpA�ada de LA�ngua Portuguesa com o artigo de opiniA?o a�?A�s margens do Rio Paratia�?, tem apenas 17 anos.

writing a review, buy clomid. CECOM/Reitoria: Como e quando surgiu o seu interesse pela escrita?

ZimbA?bwe OsA?rio Santos: Nunca me interessei muito pela escrita, mas comecei a me aproximar desta A?rea na 8A? sA�rie, quando minha escola se inscreveu em um concurso de oratA?ria, tA�nhamos que escrever textos relacionados A� Acessibilidade para a seleA�A?o dos representantes da escola. Foi meu primeiro texto crA�tico/opiniA?o. Minha professora de portuguA?s, Maria Aparecia (agradeA�o muito a ela por ter chegado atA� aqui), disse que meu texto ficou bom, mas eu nA?o fui selecionado pois quase desmaiei na hora da apresentaA�A?o.

CECOM: Qual o papel do IFC (disciplinas e professores) para que vocA? desenvolvesse a sua escrita?

ZimbA?bwe: Acho que o talento da escrita estA? dormente dentro de todos nA?s, o que o IFC me proporcionou foi a oportunidade expressar e lapidar esta habilidade. Adorava as aulas de produA�A?o de texto, pois A� um momento A?nico, em que vocA? pode expressar uma parte do seu interior em algo tA?o banal quanto uma folha de papel. Algo que tambA�m me ajudou muito foram os projetos de extensA?o com a professora Vera Maria de Carvalho, nesses projetos eu via a realidade, de diferentes pessoas, uma realidade pura, sem mA?scaras, e o que A� a escrita senA?o um retrato de nossa realidade?

CECOM: Como surgiu o interesse pelo tema do seu artigo de opiniA?o?

ZimbA?bwe: Bom, nA?o diria que me interesso por este gA?nero textual. Eu sinceramente prefiro crA?nica ou redaA�A�es, textos em que vocA? aborda o assunto sem interferir de forma ativa na decisA?o do leitor, A� uma caracterA�stica dos meus textos, eles sA?o mais suaves do que os artigos de opiniA?o, o leitor tem a possibilidade de se a�?deixar levara�? ou discordar do que digo.

CECOM: Como foi trabalhar este tema: a pesquisa, o processo de escrita, o texto finalizado?

ZimbA?bwe: Pesquisei alguns dados sobre a cidade, mas estes eram escassos, atA� mesmo no site da Prefeitura Municipal A� difA�cil de achar algumas informaA�A�es. EntA?o uni os dados que encontrei com os dos meus amigos e os fatos que presenciamos na cidade jA? que minha famA�lia A� bem a�?familiarizadaa�? com o municA�pio e passei tudo para o papel. NA?s tivemos duas aulas para fazer o texto mas nA?o consegui terminar o meu na escola e levei para casa. No dia seguinte pedi para minha amiga (Maria Eduarda Fortunato) corrigir a ortografia, pois odeio esta parte da lA�ngua… Umas duas semanas depois fui informado que meu texto tinha sido selecionado e entA?o comeA�aram os ajustes sem, A� claro, alterar a essA?ncia do texto.

CECOM: O que vocA? sente ao ver o seu artigo de opiniA?o na OlimpA�ada de LA�ngua Portuguesa?

ZimbA?bwe: NA?o sei responder esta pergunta, A� como se a a�?ficha ainda nA?o tivesse caA�doa�?, quer dizer, as pessoas me dA?o parabA�ns e eu sempre pergunto: Aaah porquA?? E entA?o lembro- me automaticamente que sou finalista OLP… nA?o sei bem o que eu sinto A� uma mistura de satisfaA�A?o, felicidade, empolgaA�A?o… tudo girando dentro de mim como um roda vento.

CECOM: VocA? pretende continuar escrevendo?

ZimbA?bwe: Sim. Para falar a verdade tenho um projeto de um livro inacabado, mas sA? tem um capA�tulo, A� sobre ficA�A?o cientA�fica, adoro ficA�A?o, muitas pessoas fazem crA�ticas a esse gA?nero, mas eu sou apaixonado, A� uma forma muito interessante de fazer com que jovens e crianA�as se envolvem na leitura.

zimbabwe1O tema dos textos (desenvolvimento acelerado de Araquari) foi trabalhado pela professora LA�ngua Portuguesa e Literatura, Leila Mattos Sombrio, a 120 estudantes do CA?mpus Araquari. Segundo ela, ao trabalhar a escrita crA�tica e investigativa com os alunos busca-se, principalmente, tornA?-los crA�ticos e sensA�veis ao meio em que vivem para que possam, alA�m de perceber os problemas na sociedade, analisar e propor soluA�A�es.

a�?O ambiente escolar A� um espaA�o, sobretudo, de aprendizagem. Dessa forma, na prA?tica da escrita, espera-se que os alunos aprendam a organizar aquilo que pensam e possam materializar ideias por meio de seus textos. A escola A� o espaA�o propA�cio para isso. Os alunos escrevem e A� papel da escola,

como receptora dessa escrita, aprimorA?-la. tambA�m A� papel da escola comentar os textos, nA?o apenas

indicar os equA�vocos ortogrA?ficos, como muitos de nA?s, professores, fazemos. Por essas razA�es, entendo que a prA?tica da escrita A� essenciala�?.

Ainda conforme Leila, o ato de escrever um texto A� sempre difA�cil, pois os alunos, muitas vezes, demonstram muito conhecimento oralmente, mas quando precisam escrever nA?o se sentem preparados e nA?o sabem como comeA�ar. a�?Partindo desta constataA�A?o, procuro sempre comeA�ar pela oralidade: peA�o que eles comentem uma reportagem, que faA�am um debate… Depois, construo alguns esquemas em conjunto no quadro, com palavras-chave para que os alunos aprendam a organizar suas ideias e sA? entA?o A� que comeA�amos a falar na redaA�A?o de um texto, mas antes de redigi-lo, cada aluno jA? organizou o que apelidei de esqueleto do textoa�?.

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* Texto e entrevista: CECOM/Reitoria.

** Fotos: CECOM/Araquari.

IFC oferta 1.251 vagas gratuitas em cursos superiores

IFC-ENEM1O acesso a um curso superior gratuito e de qualidade estA? ao seu alcance. A partir do prA?ximo ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) ofertarA? 1.251 vagas em 31 cursos superiores 100% atravA�s do Boletim de Desempenho do Exame Nacional do Ensino MA�dio (ENEM 2014).

VocA? fez a prova do ENEM 2014? Com as suas notas hA? chance dupla de ingressar no IFC e fazer um dos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnologia ofertados pelo IFC totalmente gratuito. O ingresso se darA? da seguinte forma:

a) 50% das vagas (627 vagas): com ingresso atravA�s do resultado do ENEM 2014;

b) 50% das vagas (624 vagas): com ingresso atravA�s do SISU 2015/1.

Assinta ao vA�deo IFC 100% ENEM

COMO VAI FUNCIONAR?

VocA? pode se inscrever nos dois processos, assim a sua chance A� duplicada. A SeleA�A?o pelo SISU 2015/1 A� organizada pelo INEP, e as inscriA�A�es devem ser divulgadas em janeiro de 2015 no endereA�ohttp://sisu.mec.gov.br/. A partir de janeiro de 2015 acompanhe o site do SISU e o Portal de Ingresso do IFC para conferir as datas.

JA? a SeleA�A?o IFC pelo Resultado do ENEM, realizada totalmente pelo IFC como alternativa ao Vestibular, usa como critA�rio de ingresso o Boletim de Desempenho do ENEM 2014 e jA? estA? com o edital lanA�ado.

Nessa forma de ingresso, as inscriA�A�es acontecem de 06/01/15 a 22/01/15 e devem ser feitas atravA�s do sistema online disponA�vel no endereA�oA�http://ingresso.ifc.edu.br/A�(disponA�vel a partir de 06/01/15).

Na SeleA�A?o IFC pelo Resultado do ENEM, o candidato deve:

1) Preencher a ficha de inscriA�A?o (online);

2) Escolher atA� 02 cursos (primeira e segunda opA�A?o);

3) Imprimir a ficha de inscriA�A?o;

4) Levar a ficha de inscriA�A?o e o Boletim de Desempenho do ENEM 2014 (notas) atA� um dos cA?mpus do IFC para homologar a inscriA�A?o.

5) NA?o esqueA�a de levar um documento oficial com foto!

AA�A�es Afirmativas

O IFC adota aA�A�es afirmativas (cotas) para o ingresso aos cursos superiores. Nos cursos de bacharelado, tecnologia e licenciatura, 50% das vagas sA?o destinadas para candidatos que tenham estudado todo o ensino mA�dio em escolas pA?blicas, abrangendo ainda candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e A�ndios. E mais: nos cursos de licenciatura, 25% das vagas ainda sA?o reservadas para candidatos que comprovem atuaA�A?o como docente em algum momento (passado ou presente) na Rede PA?blica de Ensino.

VocA? encontra mais informaA�A�es sobre cursos e vagas no PORTAL de INGRESSO do IFC:http://ingresso.ifc.edu.br/

O IFC estA? presente nas seguintes cidades: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira. Visite um dos nossos cA?mpus!

Confira os cursos superiores ofertados no IFC

Bacharelado

Agronomia

Vagas: 135 (SISU: 67 a�� ENEM: 68)

Turno: Integral

Locais de Oferta: CA?mpus ConcA?rdia, Rio do Sul Santa Rosa do Sul

CiA?ncia da ComputaA�A?o

Vagas: 80 (SISU: 40 a�� ENEM: 40)

Turno: Matutino

Locais de Oferta: CA?mpus Rio do Sul e Videira

Engenharia de Alimentos

Vagas: 40 (SISU: 20 vagas a�� ENEM: 20 vagas)

Turno: Integral

Local de Oferta: CA?mpus ConcA?rdia

Engenharia de Controle e AutomaA�A?o

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Integral

Local de Oferta: CA?mpus Luzerna

Engenharia MecA?nica

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Integral

Local de Oferta: CA?mpus Luzerna

Medicina VeterinA?ria

Vagas: 80 (SISU: 40 a�� ENEM: 40)

Turno: Integral

Locais de oferta: CA?mpus Araquari e ConcA?rdia

Sistemas de InformaA�A?o

Vagas: 80 (SISU: 40 a�� ENEM: 40)

Turno: Matutino

Locais de Oferta: CA?mpus Araquari e CamboriA?

Licenciatura

CiA?ncias AgrA�colas

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de oferta: CA?mpus Araquari

FA�sica

Vagas: 80 (SISU: 40 a�� ENEM: 40)

Turno: Noturno

Locais de Oferta: CA?mpus ConcA?rdia e Rio do Sul

MatemA?tica

Vagas: 175 vagas (SISU: 87 a�� ENEM: 88)

Turno: Noturno

Locais de Oferta: CA?mpus CamboriA?, ConcA?rdia, Rio do Sul e AvanA�ado Sombrio

Pedagogia

Vagas: 116 (SISU: 58 a�� ENEM: 58)

Turno: Noturno

Locais de Oferta: CA?mpus Blumenau, CamboriA? e Videira

QuA�mica

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus Araquari

Tecnologia

AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas

Vagas: 35 (SISU: 17 a�� ENEM: 18)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus Blumenau

Design de Moda

Vagas: 30 (SISU: 15 a�� ENEM: 15)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus Ibirama

GestA?o de Turismo

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus AvanA�ado Sombrio

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Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus SA?o Francisco do Sul

NegA?cios ImobiliA?rios

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus CamboriA?

Redes de Computadores

Vagas: 80 (SISU: 40 a�� ENEM: 40)

Turno: Noturno

Locais de Oferta: SA?o Francisco do Sul e AvanA�ado Sombrio

Sistemas para Internet

Vagas: 40 (SISU: 20 a�� ENEM: 20)

Turno: Noturno

Local de Oferta: CA?mpus CamboriA?

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.

** VA�deo: CECOM/Araquari.

Blumenau: diretor apresenta cA?mpus aos vereadores

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bnu-camaraO Diretor-geral pro tempore do IFC CA?mpus Blumenau, Paulo Cesar Rodacki Gomes, falou na Tribuna Livre da CA?mara Municipal de Blumenau, na tarde de 27/11/2014. A convite do vereador JosA� de Souza (Zeca Bombeiro), o diretor falou sobre a histA?ria do CA?mpus, os cursos oferecidos e os planos para o futuro.

De acordo com Gomes, o planejamento inicial do CA?mpus compreende, no futuro prA?ximo, um universo com 60 professores, atendendo cerca de 1.200 estudantes. Atualmente, o CA?mpus possui cerca de 300 alunos, 39 professores e 31 tA�cnico-administrativos. a�?Nossa infraestrutura tambA�m necessita crescer aos poucos para acompanhar a demanda da populaA�A?o local por ensino pA?blico gratuito com qualidadea�?, observou.

O Diretor-geral ressaltou que apesar do investimento jA? realizado, o CA?mpus ainda precisa de uma sA�rie de melhorias, como urbanizaA�A?o interna, vagas de estacionamento, garagem para carros oficiais, equipamento para biblioteca, alA�m de auditA?rio para eventos, cantina e refeitA?rio para os estudantes. a�?Procuramos, na medida do possA�vel, abrir diA?logo com o poder pA?blico de forma a sensibilizar as autoridades nas esferas federal, estadual e municipal quanto A�s demandas de infraestrutura no CA?mpus, para atendimento A�s necessidades de educaA�A?o da populaA�A?o de Blumenau e municA�pios vizinhosa�?.

Ao finalizar seu discurso, Gomes observou que o CA?mpus Blumenau estA? numa das regiA�es com maior potencial de desenvolvimento, e ao mesmo tempo com um dA�ficit histA?rico de vagas para ensino pA?blico federal. a�?Por isso, reforA�o que nossas portas estA?o abertas a toda populaA�A?o de Blumenau e regiA?oa�?.

A Tribuna Livre A� um espaA�o para pronunciamentos de todo e qualquer cidadA?o durante as reuniA�es ordinA?rias do Poder Legislativo, para exposiA�A�es de assuntos de interesse da comunidade, que abrangem necessidades e demandas sociais.

* Texto: CECOM/Blumenau.

**Foto: Renan Olaz/CamaraBLu.