Professor apresenta trabalho na Escola Regional de Banco de Dados (ERBD)

O professor Angelo Augusto Frozza estarA? apresentando um trabalho na XIII Escola Regional de Banco de Dados, a ser realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo (RS). A�O trabalho, intitulado Um Survey sobre ExtraA�A?o de Esquemas em Documentos JSONA�faz parte dos estudos que o professor vem desenvolvendo para o curso de Doutorado, no Programa de PA?s-GraduaA�A?o em CiA?ncia da ComputaA�A?o (PPGCC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com FrozzaA�o JSON (JavaScript Object Notation) eI? um formato de representacI�aI?o e intercaI�mbio de dados complexos e heterogeI�neos que vem crescendo em popularidade. Assim, iniciativas no sentido de integrar ou consultar grandes volumes de dados neste formato se deparam com a problemaI?tica de definir um esquema unificado para um conjunto de documentos JSON de interesse. O trabalho aprovado para a ERBD tem por objetivo apresentar um levantamento bibliogrA?fico sobre extracI�aI?o de esquemas de documentos em formato JSON. As contribuicI�oI?es do artigo saI?o a apresentacI�aI?o de abordagens relacionados ao tema e uma anaI?lise comparativa destas abordagens”.

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) A� um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de ComputaA�A?o (SBC) e organizado por uma ou mais instituiA�A�es de Ensino Superior da RegiA?o Sul do Brasil. O seu objetivo A� integrar os participantes, oportunizando a divulgaA�A?o e discussA?o de trabalhos em um fA?rum regional sobre bancos de dados e A?reas afins. Em 2017, a ERBD serA? realizada em Passo Fundo (RS), de 03 a 05 de abril, tendo como instituiA�A?o executora a Universidade de Passo Fundo (UPF).

O tema da ERBD 2017 serA? Sistemas de RecomendaA�A?o devido a sua multidisciplinaridade e relevA?ncia atual, em um contexto de enorme sobrecarga de informaA�A�es quando um usuA?rio realiza buscas na web ou pesquisas por determinado produto em sites de comA�rcio eletrA?nico. Assim, sistemas de recomendaA�A?o tem por objetivo sugerir/recomendar itens de um determinado domA�nio que melhor se relacionam A�s preferA?ncias ou interesses do usuA?rio.

Vale lembrar que o IFC jA? organizou duas ediA�A�es da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD): em 2013 a escola foi realizada no Campus CamboriA? e, em 2014, foi realizada em SA?o Francisco do Sul, pelos campi movie genre, generic clomid. Araquari e SA?o Franscico do Sul.
Mais informaA�A�es sobre a ERBD podem ser obtidas no site do evento: http://www.upf.br/erbd2017

*Texto: DivulgaA�A?o.