Professor apresenta trabalho na Escola Regional de Banco de Dados (ERBD)

O professor Angelo Augusto Frozza estará apresentando um trabalho na XIII Escola Regional de Banco de Dados, a ser realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo (RS).  O trabalho, intitulado Um Survey sobre Extração de Esquemas em Documentos JSON faz parte dos estudos que o professor vem desenvolvendo para o curso de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com Frozza o JSON (JavaScript Object Notation) é um formato de representação e intercâmbio de dados complexos e heterogêneos que vem crescendo em popularidade. Assim, iniciativas no sentido de integrar ou consultar grandes volumes de dados neste formato se deparam com a problemática de definir um esquema unificado para um conjunto de documentos JSON de interesse. O trabalho aprovado para a ERBD tem por objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre extração de esquemas de documentos em formato JSON. As contribuições do artigo são a apresentação de abordagens relacionados ao tema e uma análise comparativa destas abordagens”.

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado por uma ou mais instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. O seu objetivo é integrar os participantes, oportunizando a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins. Em 2017, a ERBD será realizada em Passo Fundo (RS), de 03 a 05 de abril, tendo como instituição executora a Universidade de Passo Fundo (UPF).

O tema da ERBD 2017 será Sistemas de Recomendação devido a sua multidisciplinaridade e relevância atual, em um contexto de enorme sobrecarga de informações quando um usuário realiza buscas na web ou pesquisas por determinado produto em sites de comércio eletrônico. Assim, sistemas de recomendação tem por objetivo sugerir/recomendar itens de um determinado domínio que melhor se relacionam às preferências ou interesses do usuário.

Vale lembrar que o IFC já organizou duas edições da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD): em 2013 a escola foi realizada no Campus Camboriú e, em 2014, foi realizada em São Francisco do Sul, pelos campi Araquari e São Franscico do Sul.
Mais informações sobre a ERBD podem ser obtidas no site do evento: http://www.upf.br/erbd2017

*Texto: Divulgação.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 31 de março de 2017, às 19:37 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).