Professor da Universidade de Lisboa ministra palestras no Câmpus Blumenau

palestra-bnu2Professor associado ao Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, e também pesquisador da INESC-ID – renomado instituto de pesquisas e desenvolvimento português – Miguel Pupo Correia palestrou no Instituto Federal Catarinense Câmpus Blumenau, na sexta-feira (7/8), sobre temas relacionados à segurança da informação.

Na parte da manhã, a palestra foi para alunos do primeiro e do terceiro anos do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e focou em aspectos conceituais, como direitos e deveres do usuário de internet. Já no período noturno, a palestra foi para alunos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), e abordou a construção de aplicações seguras na WEB com a ferramenta WAP (Wireless Application Protocol).

Para a aluna do TADS Elaine Caroline Santos, a palestra permitiu somar novos conhecimentos. “Saí da palestra sabendo que é possível uma ferramenta mostrar onde ocorrem as vulnerabilidades em um sistema, e ainda oferecer solução para o problema atendendo aos princípios da segurança da informação”, contou Elaine.

Na Universidade de Lisboa, Correia leciona nos cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação dos cursos de Engenharia Informática e de Computadores. A vinda do professor ao Brasil é viabilizada pelo projeto de pesquisa LEAD Clouds (Large Efficient And Dependable Clouds), financiado pela CAPES e CNPq. O projeto LEAD Clouds é conduzido por meio de cooperação técnica de instituições federais, dentre elas o Instituto Federal Catarinense (IFC).

O convite para as palestras partiu do professor de Informática Aldelir Fernando Luiz. Para ele, o evento engrandece o instituto, não apenas por ser a primeira palestra internacional no Câmpus Blumenau, mas pela troca de conhecimento que o encontro proporcionou. “O professor Miguel compartilhou não apenas seu conhecimento teórico, mas suas experiências práticas e o seu papel enquanto investigador. E ver que os alunos ficaram satisfeitos é o que motiva promover mais experiências como esta”, revelou Luiz.

palestra-bnu3 palestra-bnu1

* Texto: CECOM/Blumenau.

** Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 13 de agosto de 2015, às 13:38 por Nicole Trevisol.