Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Professor do IFC Videira lança livro sobre as obras de Nietzsche e Foucault

SergioA data de 06 de julho foi escolhida pelo professor de filosofia do Campus Videira, Sergio Fernando Maciel Corrêa, para realizar o lançamento do livro de sua autoria, O “sujeito” da interpretação em Nietzsche e Foucault: uma leitura da genealogia da moral e da ética do cuidado de si. O evento aconteceu no auditório do campus e contou com a presença de diversos servidores, dos quais três foram agraciados, por meio de sorteio, com o recebimento de um exemplar do livro.

A Direção-Geral do Campus Videira congratula o professor Sergio Fernando Maciel Corrêa pela publicação do seu livro.

Sinopse da obra
O livro destaca a importância da confluência de pensamento entre Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, que, lidos juntos, propiciam o despontar de uma “nova ética”, cujo sujeito referente necessita interpretar a si mesmo e se constituir como sujeito de uma moral da forma mais bela possível.

Um pouco sobre o autor
Sergio Fernando Maciel Corrêa
Experimentou o Franciscanismo como forma de vida entre 1999 e 2006, mas abandonou a perspectiva franciscana para seguir a carreira acadêmica. Atualmente é professor de filosofia da Carreira EBTT no Instituto Federal Catarinense – Campus Videira. É também doutorando em Filosofia Social e Política pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com pesquisas em andamento em Nietzsche, Foucault e Agamben; participa do Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade da Unisinos, sob a orientação do prof. Dr. Castor Ruiz; tem experiência na área de Ética, Filosofia Política e Educação com ênfase em Gestão Escolar; atuou como professor de Filosofia no ensino médio na rede pública estadual de Santa Catarina entre 2007 e 2011; possui licenciatura plena em Filosofia pela UniFae de Curitiba – PR (2006); é especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Contestado (2008); é mestre em Filosofia – área de concentração: Ética e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pelotas – RS (2014), e membro do Grupo de Estudos Nietzsche –UFPel:GENPel.

*Texto e foto: Cecom/Videira.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 12 de julho de 2016, às 18:39 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: