Professora de Rio do Sul participa de evento na Espanha

evento-rio-sulDe 13 a 17 de julho, a professora do IFC Câmpus Rio do Sul Angelisa Benetti Clebsch participou do VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo e V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias na Universidad de Burgos, em Burgos na Espanha.

Na ocasião apresentou o artigo “Para o ensino-aprendizagem do tema câncer de pele no ensino de ciências” escrito em co-autoria com Tiago Venturi, servidor da UDESC/Ibirama. O artigo foi produzido em disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.  O trabalho contribui com a área de ensino de ciências, pois traz aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de um tema transversal. Levanta a importância do domínio conceitual dos conteúdos ou temas para elaboração de materiais didáticos pelos professores. Além disso, menciona a necessidade de incorporar novos conteúdos ao saber a ensinar visando à alfabetização científica.

As atividades realizadas no evento como conferências, mesas redondas, apresentações, artigos e minicursos contribuíram para aprofundar conhecimentos acerca da teoria da aprendizagem significativa, e visualizar aspectos da realidade internacional do ensino de ciências e da educação em geral. Foram promovidas reflexões sobre investigações no ensino de ciências, formação de professores, ensino-aprendizagem e referências contemporâneos. A neurociência e a didática emergem como aliados a considerar no processo de ensino-aprendizagem.

Foi mencionada no evento, a importância de ampliar o número de pesquisas aplicadas, visando à melhoria da educação ofertada na escola básica nos diferentes países. Informações sobre o evento e resumo dos trabalhos publicados podem ser acessados em http://www.xinix.es/jornadas/index.html

* Texto e imagem: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 13 de agosto de 2015, às 13:01 por Nicole Trevisol.