Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Programa de capacitação lança caderno sobre cafeicultura

195c0ba1-f66e-4f1b-b166-4836537636ccO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, por meio de sua Editora, lançou, na quinta-feira, 12, o Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais. Primeiro volume de uma coletânea de cinco, o caderno oferece aos professores um elemento de orientação pedagógica e apresenta informações sobre o curso, sugestões e metodologias para o planejamento e execução de aulas práticas.

Organizada em 16 capítulos, a publicação aborda desde os aspectos gerais da cultura do café até a pós-colheita do fruto, sempre com foco na preparação de atividades práticas para a aprendizagem. A obra conta com a colaboração de vários professores dos institutos federais e resulta das atividades do Programa de Capacitação em Aulas, iniciativa que permitiu o aperfeiçoamento de 98 professores de 25 instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para atuação nos cursos de cafeicultura, instalações elétricas, instrumentação industrial, materiais de construção e tornearia.

As atividades do programa foram financiadas com recursos do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor). Os cursos de capacitação foram ofertados em parceria com os Institutos Federais de Brasília (IFB), Espírito Santo (Ifes), Paraíba (IFPB), Santa Catarina (IFSC) e Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

O Programa de Capacitação em Aulas Práticas, iniciativa destinada à formação continuada de professores, proporciona o intercâmbio de experiências em práticas de ensino e de práticas em laboratório. Dessa forma, contribui para a atualização profissional, didática e tecnológica, e induz a novas possibilidades do trabalho pedagógico. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais está acessível ao público pela internet.

Texto: Assessoria de Comunicação Social/MEC.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de maio de 2016, às 10:24 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: