Programa de capacitaA�A?o lanA�a caderno sobre cafeicultura

195c0ba1-f66e-4f1b-b166-4836537636ccO Instituto Federal de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia de BrasA�lia, por meio de sua Editora, lanA�ou, na quinta-feira, 12, o Caderno de Aulas PrA?ticas em Cafeicultura dos Institutos Federais. Primeiro volume de uma coletA?nea de cinco, o caderno oferece aos professores um elemento de orientaA�A?o pedagA?gica e apresenta informaA�A�es sobre o curso, sugestA�es e metodologias para o planejamento e execuA�A?o de aulas prA?ticas.

Organizada em 16 capA�tulos, a publicaA�A?o aborda desde os aspectos gerais da cultura do cafA� atA� a pA?s-colheita do fruto, sempre com foco na preparaA�A?o de atividades prA?ticas para a aprendizagem. A obra conta com a colaboraA�A?o de vA?rios professores dos institutos federais e resulta das atividades do Programa de CapacitaA�A?o em Aulas, iniciativa que permitiu o aperfeiA�oamento de 98 professores de 25 instituiA�A�es que integram a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica para atuaA�A?o nos cursos de cafeicultura, instalaA�A�es elA�tricas, instrumentaA�A?o industrial, materiais de construA�A?o e tornearia.

As atividades do programa foram financiadas com recursos do Plano de FormaA�A?o Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor). Os cursos de capacitaA�A?o foram ofertados em parceria com os Institutos Federais de BrasA�lia (IFB), EspA�rito Santo (Ifes), ParaA�ba (IFPB), Santa Catarina (IFSC) e Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

O Programa de CapacitaA�A?o em Aulas PrA?ticas, iniciativa destinada A� formaA�A?o continuada de professores, proporciona o intercA?mbio de experiA?ncias em prA?ticas de ensino e de prA?ticas em laboratA?rio. Dessa forma, contribui para a atualizaA�A?o profissional, didA?tica e tecnolA?gica, e induz a novas possibilidades do trabalho pedagA?gico. O programa A� uma iniciativa da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o, em parceria com o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif).

O Caderno de Aulas PrA?ticas em Cafeicultura dos Institutos Federais estA? acessA�vel ao pA?blico pela internet.

write a research paper, dapoxetine online.

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC.