Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Programação de férias/2016 será realizada somente no SIGRH

materia-sigrh (2)

Fabiana Reisch, coordenadora-geral de Cadastro, Lotação e Pagamento do IFC.

A partir deste ano, a programação de férias para 2016 de todos os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) será realizada, exclusivamente, por meio do Sistema de Integração de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Este é um dos seis sistemas integrados do SIG e compreende 22 módulos, sendo que os seguintes estão em fase de implantação no IFC: Cadastro/Consulta de Relatório, Férias, Dependentes e Plano de Saúde.

Para o servidor, a principal mudança será na alteração do trâmite via papel para o digital. Para a gestão, trata-se de uma facilidade online ao usuário e, principalmente, a capacidade de emitir relatórios e complementar dados presentes no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).

Segundo Fabiana Reisch, coordenadora-geral de Cadastro, Lotação e Pagamento do IFC, as informações oficiais que estão no Sigepe migrarão para o SIGRH e, por fim, serão complementadas com os dados constantes atualmente na pasta funcional de cada servidor. “São sistemas que conversam. Isso agilizará os processos internos da Coordenação, pois hoje todas as alterações são cadastradas manualmente, uma a uma. Além disso, o servidor poderá acessar o sistema de qualquer lugar e fazer a sua alteração de férias, por exemplo”, explica ela.

O SIGRH é responsável pelos procedimentos de Recursos Humanos e oferta a marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de forças de trabalho, controle de frequências, concursos, capacitações, atendimento online, serviços e requerimentos, registros funcionais e relatórios de RH. “Atualmente são 1410 servidores efetivos, logo com o SIGRH teremos a redução do volume de papel, que resultará na facilitação e agilidade dos trabalhos”, salienta Fabiana.

Até o dia 25 de maio, o trabalho efetivo de uso do sistema estará finalizado, por meio de capacitação das chefias realizada pela DGP/CGP e DTI/TIs nos câmpus, informativo detalhado sobre o processo, esclarecimentos de prazos que devem ser seguidos no sistema e o autocadastro dos servidores ao SIG.

A SUA PARTICIPAÇÃO É NECESSÁRIA!

O primeiro módulo a ser usado será o de Consulta/Alteração/Exclusão de Férias. Para ter acesso ao SIGRH, o servidor precisa fazer o autocadastro. Após isso, deverá selecionar o SIGRH e fazer login. Será aberto, automaticamente, o Portal do Servidor, em que constam diversas informações, como avaliação, capacitação, chefia de unidade, consultas, escritório de ideias, férias, serviços e solicitações.

“Solicitamos que a primeira informação que o servidor atualize no SIGRH é o e-mail, preferencialmente para o Institucional. Isso porque, conforme a Portaria nº 73/2015, os comprovantes de rendimentos serão acessados apenas pelo Portal do Servidor. Desta forma, ao atualizar o e-mail do SIGRH, migraremos essa informação para o Sigepe”, explica a coordenadora-geral.

Com o Sigepe no ar e a divulgação da Portaria nº 73, os servidores não receberão mais a folha de pagamento e outras informações em formato impresso. Por isso, solicitamos que o servidor realize o autocadastro e a atualização do e-mail até o dia 8 de maio de 2015. Assim, as informações de cada servidor serão enviadas via e-mail.

Confira AQUI a Portaria nº 73, de 6 de Abril de 2015.

Faça o seu AUTOCADASTRO.

A DTI desenvolveu um videoaula para auxiliar no preenchimento do formulário do autocadastro do SIG. Após o preenchimento do formulário, você deve aguardar o recebimento do e-mail de confirmação do autocadastro. Para confirmação, você deve seguir as orientações recebidas no seu e-mail. AUTOCADASTRO AQUI.

Abaixo disponibilizamos os links para acesso ao vídeo explicativo de autocadastro e para tela de início do sistema.

Saiba mais sobre o SIG em <http://dti.ifc.edu.br/>.

Acesso ao SIG: http://sig.ifc.edu.br/admin/login.jsf.

Vídeo Aula

Se você não tiver acesso a um computador, solicite colaboração para realizar o autocadastro à sua Chefia Imediata e/ou à Coordenação de Gestão de Pessoas do seu câmpus.

* Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de abril de 2015, às 13:57 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: