Projeto CA?es-guia do IFC A� apresentado no FA?rum de EducaA�A?o Inclusiva

evento-IFB (3)-webA presenA�a de quatro cachorros no II FA?rum Distrital de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica Inclusiva desperta a atenA�A?o e curiosidade dos participantes do encontro. Os animais a�� da raA�a labrador e golden retriever a��, que estA?o sendo treinados para tornarem-se cA?es-guia no futuro, viajaram de CamboriA?- SC para BrasA�lia, especialmente para o evento.

Na manhA? de quarta-feira (28/08), a experiA?ncia do Instituto Federal Catarinense com o treinamento de cA?es-guia foi um dos assuntos apresentados no painel a�?Os centros de referA?ncia em atendimento aos estudantes com necessidades especA�ficas da Rede Federala�?. O CA?mpus CamboriA? a�� que foi a unidade pioneira da Rede Federal em formar treinadores para cA?es-guia a�� esteve representado no debate por MA?rcia Souza, coordenadora do projeto.

a�?O objetivo nA?o A� sA? treinar os animais, mas sim treinar o profissional, para que o projeto nunca acabea�?, explica MA?rcia. Segundo a coordenadora, o interessado em se tornar um treinador de cA?es deve ter formaA�A?o superior em qualquer A?rea, querer ser um treinador e ter disponibilidade, jA? que o curso tem duraA�A?o de dois anos, em tempo integral.

MA?rcia explica que as pessoas com deficiA?ncia visual tambA�m passam por um processo de seleA�A?o, para avaliar suas caracterA�sticas e condiA�A�es, a fim de receber um cA?o-guia adequado ao seu perfil. O cA?o A� entregue A� pessoa com deficiA?ncia visual selecionada, sem nenhum custo.

a�?O objetivo maior A� dar ao cego mais liberdade, dignidade, respeito e autonomia, para que ele possa, de alguma forma, ganhar mais espaA�o na sociedade, assim como nA?s queremos ter o nosso espaA�o tambA�ma�?, finaliza MA?rcia.

O Projeto

O projeto no CA?mpus CamboriA? do IFC teve inicio em 2008, como uma aA�A?o do NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE), e contou com o apoio da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de PromoA�A?o dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia (SNPD/SDH). Posteriormente, o projeto foi incorporado como uma das aA�A�es do Plano Nacional para as Pessoas com DeficiA?ncia, o a�?Viver sem limitesa�?, lanA�ado no ano de 2011 pelo Governo Federal.

O projeto visa ao aumento do nA?mero de cA?es-guia, jA? que dados do Censo Brasileiro de 2010 apontam que o nA?mero de pessoas com deficiA?ncia visual severa somam cerca de 6,5 milhA�es e, destas, 526 mil sA?o cegas. JA? o nA?mero de cA?es -guia atuando no paA�s nA?o chega a 100.

Na Rede Federal, o projeto estA? sendo ampliado para outros seis Institutos Federais, que estA?o se preparando para tambA�m oferecer um centro de formaA�A?o de treinadores e instrutores de cA?o-guia. Os novos espaA�os serA?o criados no CA?mpus SA?o CristA?vA?o do IF Sergipe, CA?mpus Manaus do IF Amazonas, CA?mpus Limoeiro do Norte do IF CearA?, CA?mpus Alegre do IF EspA�rito Santo e CA?mpus UrutaA� do IFGoiano.

evento-IFB (2)-web evento-IFB (1)web homework assignments, Zoloft withoutprescription.

*Texto e fotos: Instituto Federal de BrasA�lia.