Projeto CA?es-guia participa do III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica

forum-FelipeO III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (FMEPT) trouxe para o debate as aA�A�es de tecnologia assistiva e de inclusA?o desenvolvidas nos Institutos Federais (IFs). Para participar da discussA?o e expor uma das aA�A�es desenvolvidas pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), o reitor Francisco JosA� MontA?rio Sobral apresentou o trabalho desenvolvido pelo Projeto CA?es-guia, desde o treinamento atA� a entrega ao cego. a�?Estamos em desenvolvimento de uma ciA?ncia inA�dita, com foco na formaA�A?o do tA�cnico que irA? contribuir para o treinamento dos cA?esa�?, explicou Sobral.

Ao lado do cA?o-guia Thor, Felipe Cristiano da Silva, aluno de Pedagogia do IFC CamboriA?, emocionou os participantes do FA?rum ao dizer que o cachorro mudou a sua vida ao proporcionar maior mobilidade e liberdade. a�?Muitas portas se abriram. O Thor me levou para dentro de uma faculdade, me deu oportunidades em todos os sentidos, porque hoje saio da minha casa na hora em que eu quero, chego a hora que eu quero. Isso nA?o tem preA�oa�?, revelou.

persuasive argument, purchase Zoloft.

O debate apresentou ainda as aA�A�es assistivas e de inclusA?o, desenvolvidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) CA?mpus SertA?o.

forum-reitor

* Texto: CECOM/CamboriA?.