Projeto de Extensão realiza ações pedagógicas

atividade-SRSAs turmas dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária participaram, em 16 de setembro, de ações pedagógicas sobre os temas “Educação Inclusiva” e “Respeito ao Idoso”, as quais buscaram promover uma cultura de convivência com as diferenças e de valorização dos múltiplos saberes e experiências. As ações foram realizadas por meio do Projeto de Extensão “Temas transversais na escola: possibilidades de integração e verticalização dos componentes curriculares”, cujo objetivo geral é abrir um espaço de diálogo com a juventude escolar sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da formação humana integral.

Em parceria com o professor de Educação Física, Paulo Fernando Mesquita Júnior, e com a intérprete de Libras, Rosana Possamai Dela, a equipe de trabalho planejou vivências sobre velhice e deficiências físicas e sensoriais, permitindo que os alunos experimentassem atitudes de empatia, respeito e valorização do outro. Primeiramente, foi realizada uma contextualização teórico-histórica sobre os principais marcos da educação inclusiva. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas de vivências, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de “sentir-se” deficiente e idoso:

(a) deficiência auditiva – Língua Brasileira de Sinais e músicas na cultura surda;

(b) deficiência visual – livros em Braille e circuito de obstáculos com vendas, colegas-guia e bengalas;

(c) deficiência física – circuito em cadeira de rodas, limitação da mobilidade com colar cervical e pintura com os pés e boca;

(d) idosos – processo de envelhecimento (dores nas pernas e coluna, problemas de visão e audição, incontinência urinária).

Por fim, formou-se uma roda de fechamento, na qual os alunos relataram as sensações decorridas da atividade e receberam uma cartilha sobre dicas de convivência com idosos e pessoas com deficiência.

* Texto e fotos: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 20:29 por Nicole Trevisol.