Projeto de ExtensA?o realiza aA�A�es pedagA?gicas

atividade-SRSAs turmas dos primeiros anos do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria participaram, em 16 de setembro, de aA�A�es pedagA?gicas sobre os temas a�?EducaA�A?o Inclusivaa�? e a�?Respeito ao Idosoa�?, as quais buscaram promover uma cultura de convivA?ncia com as diferenA�as e de valorizaA�A?o dos mA?ltiplos saberes e experiA?ncias. As aA�A�es foram realizadas por meio do Projeto de ExtensA?o a�?Temas transversais na escola: possibilidades de integraA�A?o e verticalizaA�A?o dos componentes curricularesa�?, cujo objetivo geral A� abrir um espaA�o de diA?logo com a juventude escolar sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da formaA�A?o humana integral.

Em parceria com o professor de EducaA�A?o FA�sica, Paulo Fernando Mesquita JA?nior, e com a intA�rprete de Libras, Rosana Possamai Dela, a equipe de trabalho planejou vivA?ncias sobre velhice e deficiA?ncias fA�sicas e sensoriais, permitindo que os alunos experimentassem atitudes de empatia, respeito e valorizaA�A?o do outro. Primeiramente, foi realizada uma contextualizaA�A?o teA?rico-histA?rica sobre os principais marcos da educaA�A?o inclusiva. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas de vivA?ncias, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de a�?sentir-sea�? deficiente e idoso:

(a) deficiA?ncia auditiva a�� LA�ngua Brasileira de Sinais e mA?sicas na cultura surda;

(b) deficiA?ncia visual a�� livros em Braille e circuito de obstA?culos com vendas, colegas-guia e bengalas;

(c) deficiA?ncia fA�sica a�� circuito em cadeira de rodas, limitaA�A?o da mobilidade com colar cervical e pintura com os pA�s e boca;

covered letters, purchase dapoxetine.

(d) idosos a�� processo de envelhecimento (dores nas pernas e coluna, problemas de visA?o e audiA�A?o, incontinA?ncia urinA?ria).

Por fim, formou-se uma roda de fechamento, na qualA�os alunos relataram as sensaA�A�es decorridas da atividade e receberam uma cartilha sobre dicas de convivA?ncia com idosos e pessoas com deficiA?ncia.

* Texto e fotos: CECOM/Santa Rosa do Sul.