Propostas de reordenamento dos campi dos Institutos Federais foram apresentadas aos reitores

Nesta segunda-feira, dia 9, as reitoras dos Institutos Federais em Santa Catarina, Sônia Regina de Souza Fernandes (IFC) e Maria Clara Kaschny Schneider (IFSC), assim como reitores de outros IFs, participaram de reuniões, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para apresentação de propostas relativas ao reordenamento dos campi nos estados brasileiros.

Durante a reunião, foram apresentados, pela equipe da Setec, estudos iniciais de configuração demográfica. Trata-se de abordagens preliminares e exploratórias, que não serão implementadas sem amplo debate e que demandam, além de aprofundamento técnico, mobilização da comunidade, recursos financeiros e tratativas legais que não estão em curso no momento.

Diante da proposta, a reitora do IFC reitera a nota já publicada em conjunto com o IFSC e esclarece ainda que o assunto está sendo abordado no âmbito do Conif, na reunião iniciada ontem, dia 10. “Como já tratado na última reunião do Codir em Santa Rosa do Sul, nenhuma decisão será tomada sem o envolvimento da comunidade do IFC, bem como do IFSC”, ressalta Fernandes.

A reitora, reafirma o compromisso com os princípios, os objetivos e as finalidades dos Institutos Federias – na forma da Lei n° 11.892/2008.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães | Jornalista