Reitor e Projeto Cão-guia do IFC participam de cerimônia no Palácio do Planalto

cao-guia Dilma-2Logo na primeira viagem de avião, Maximus, o futuro cão-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú, já conseguiu fazer sucesso. E não foi pouco. Maximus pisou no Palácio do Planalto, no dia 03/12, junto com o reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, o diretor-geral do câmpus Camboriú, Rogério Luís Kerber, a coordenadora do projeto, Márcia Santos de Souza, e os alunos e servidores do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia.

Não bastasse pisar no Palácio, Maximus e seus colegas cães-guia, fizeram sucesso como convidados da cerimônia de assinatura do Decreto de Regulamentação da Aposentadoria Especial para a Pessoa com Deficiência. No dia internacional da Luta das Pessoas com Deficiência, 03/12, o trabalho desenvolvido pelo Projeto Cães-guia do IFC Camboriú mereceu o destaque no discurso da presidenta Dilma Rousseff. “Eu tenho um carinho especial por essa ação. O cão-guia dá mais autonomia para os cegos”, destacou a presidenta.

Para a coordenadora do projeto, Márcia Santos de Souza, a participação no evento foi um momento especial. “Ficamos muito honrados em ver o projeto ser de conhecimento direto da presidenta da República. Foi um momento especial para todos nós”, declarou emocionada.

A presidenta, ao finalizar o discurso da cerimônia, parabenizou todos da comitiva do IFC Camboriú e disse – “nós temos que valorizar todas as ações que removam barreiras, impedimentos e limites para as pessoas com deficiência”.

E a história do Maximus, que agora realmente faz jus ao nome, já está estampada em jornais e revistas nacionais.

cao-guia Dilma-4 cao-guia Dilma-3 cao-guia Dilma-1

*Texto: CECOM/Camboriú.

** Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 4 de dezembro de 2013, às 17:03 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).