Reitora é eleita coordenadora da Câmara de Ensino do Conif

conif-pleno1A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, participou, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, da 60º Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na ocasião, o ex-reitor do IFC Francisco Sobral acompanhou a reitora durante o primeiro dia de reunião.

Indicada e eleita para coordenar a Câmara Temática de Ensino do Conif no ano de 2016, Sônia avalia como fundamental a participação do IFC neste debate. “O papel da Câmara é articular o assunto no Fórum de pró-reitores, como também mediar junto ao Conif pautas sobre ensino”, diz.

Esta foi a primeira reunião do Conif em que Sônia participou como reitora do IFC, e, para ela, é positivo ao IFC compreender e debater os desafios da Rede. “Será possível trocar informações e atuar nas políticas de expansão, mas principalmente, na consolidação da Rede Federal, em especial nos campi do IFC em implantação”, reforça Sônia.

A próxima reunião do Conif ocorre de 8 a 10 de março em São Luís, no Maranhão. Dentre os assuntos de pauta, a reitora do IFC tratará do Seminário Nacional dos IFs, programado para ocorrer de 10 a 12 de maio no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Nova direção do Conif é empossada

conif-diretoriaEleitos para o mandato de 2016, os reitores Marcelo Bender Machado (presidente), Jerônimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor administrativo), Francisco Roberto Brandão Ferreira (diretor financeiro) e Antônio Venâncio Castelo Branco (diretor de Relações Institucionais) assumiram a Diretoria Executiva do Conif no dia 17/02. A solenidade ocorreu no Campus Brasília do IFB e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ampla participação de parlamentares.

O presidente que encerrou seu mandato, Belchior de Oliveira Rocha, destacou os obstáculos e as conquistas que marcaram o ano de 2015. “Apesar de ser uma gestão curta, ela não se omitiu em dar sua contribuição para o Brasil. Mesmo com o recurso reduzido devido à crise, ampliamos o número de matrículas, a interiorização e a expansão na Rede Federal”.

Em seu discurso, o presidente eleito enfatizou, com otimismo, que a nova diretoria está pronta para enfrentar futuros desafios. “Esperamos não nos prender a dificuldades de qualquer natureza. Aprendemos com esta Rede Federal, centenária e contemporânea, a viver o presente de maneira produtiva e inovadora, mas também manteremos o olhar no futuro”, disse Marcelo Bender Machado.

O ministro da Educação enfatizou a importância da participação do Conif nas pautas sobre a educação profissional e na formação de professores. “Teremos de lançar um programa para que os docentes façam a segunda graduação multidisciplinar, principalmente a licenciatura nas ciências exatas. A Rede Federal tem um papel fundamental nos cursos para as áreas estratégicas”, afirmou Mercadante.

* Texto: CECOM/Reitoria. Com informações da Assessoria de Comunicação/Conif.

** Fotos: Divulgação/Conif.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 1 de março de 2016, às 20:13 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).