Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Relato da Reunião do Conselho Superior – 03/09

No dia 03 de setembro de 2015, ocorreu a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior, convocada para apreciação de pauta exclusiva, referente ao Processo Eleitoral IFC 2015. A relatoria do Processo foi efetuada pela Comissão Eleitoral Central, representada pelos membros Georgete Ferronato (Presidenta), Rafael Andrade (Vice-presidente) e Ana Clara Medina Menezes de Souza (Secretária). A Comissão apresentou aos conselheiros um breve histórico do processo, destacando a atuação das Comissões Eleitorais Locais nos câmpus e também as principais dificuldades enfrentadas pela Comissão Central. A presidenta apresentou dados gerais de vagas, de inscritos, bem como quantitativo e percentual de votos obtidos por candidato. Após a Relatoria, foram esclarecidas as dúvidas dos conselheiros e encaminhada a votação. Por unanimidade, o Conselho Superior decidiu pela homologação do Processo Eleitoral 2015.

Nesse mesmo dia, o Conselho Superior realizou, em caráter excepcional, a 2ª Reunião Extraordinária, com amparo no parágrafo 2º, do Art. 34, do Regimento Interno do Conselho Superior. O motivo foi a solicitação de três Seções Sindicais, encaminhadas por meio de Ofício ao Conselho Superior, sobre a suspensão do Calendário Acadêmico dos Cursos Técnicos e Superiores do IFC. Aos representantes das Seções Sindicais e representantes dos servidores e alunos presentes, foi aberto espaço para manifestação. Após ampla discussão, os conselheiros indicaram outras propostas além da suspensão integral do calendário acadêmico do IFC, conforme votação registrada a seguir:

(i) Proposta 1: suspensão do calendário acadêmico em todos os câmpus: 2 votos;

(ii) Proposta 2: suspensão do calendário acadêmico somente nos câmpus em greve: 2 votos;

(iii) Proposta 3: encaminhamento para deliberação da demanda nos câmpus: 13 votos;

(iv) Proposta 4: um dia de paralisação geral no IFC: 1 voto.

Ao final, foi deliberado pelo encaminhamento aos dirigentes dos câmpus, por meio dos representantes da categoria no Consuper, para providências em caráter de urgência. Decidiu-se, ainda, pela publicação, no site institucional, de uma nota comunicando a situação da greve e o apoio deste Conselho ao movimento.

* Texto: Secretaria/Consuper.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de setembro de 2015, às 19:21 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: