Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Rio do Sul forma 17 em curso de Meliponicultor

formatura-riosul1O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul – finalizou, no dia 26/11, o curso de Meliponicultor, que consiste na produção de mel com abelhas sem ferrão, que são consideradas as abelhas nativas do Brasil. O curso iniciou em julho e contou com aulas práticas e teóricas, além de visitas técnicas para conhecimento das práticas de cultivo.

O professor Sigfied Fromming, coordenador do curso e meliponicultor, salientou, em seu discurso, a importância de produzir abelhas nativas para manutenção da biodiversidade, já que os objetivos da meliponicultura estão na produção e comercialização de colmeias (ou parte delas), mel, pólen, resinas, própolis e outros substratos como atrativos e ninho-iscas, tendo em vista que as abelhas são os principais agentes da polinização.

O diretor-geral do Campus, Ricardo Veiga, aproveitou o momento para incentivar a manutenção do curso no próximo ano, em que também poderá ser utilizada a casa do mel da Unidade Sede. “Estamos valorizando e queremos proporcionar ainda mais cursos nesta área, pois sabemos da importância dessa produção no mercado regional e na conservação ambiental”, salientou.

*Texto e fotos: Cecom/Rio do Sul.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 29 de novembro de 2016, às 18:18 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: