Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Santa Rosa do Sul promove atividade ao Dia Mundial do Ovo

ovo01Criado em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, na Inglaterra, o Dia Mundial do Ovo (World Egg Day) tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos da dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e gastronômicas.

O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, este ano a data celebrada foi em 10/10. Os objetivos do Dia do Ovo são de informar, esclarecer mitos e aumentar o consumo per capita de ovos, que em 2013 foi de 168 ovos por ano para 208 ovos por habitante ao ano até 2016. Ao atingirmos esta meta, o consumo per capita passará para 4 ovos por semana, melhorando substancialmente a dieta do brasileiro.

Com base nesta proposta, os alunos das primeiras séries do Curso Técnico em Agropecuária do IFC Câmpus Santa Rosa do Sul aproveitamo dia 10 para divulgam o resultado de um trabalho da disciplina de Avicultura onde foram traçados quatro eixos: a produção de ovos comerciais; a formação e a qualidade dos ovos; o consumo de ovos e a saúde humana e as diversas formas de apresentação e de consumo dos ovos.

Alguns países como México, Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, Nigéria e Estados Unidos costumam organizar grandes eventos para comemorar a data. Entre as atividades realizadas estão palestras, lançamento de livros de receitas, competições esportivas, corrida de balões e degustações coletivas de receitas com ovos.

De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: “O ovo é um alimento único, compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável”.

ovo03 ovo02

* Texto e imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 29 de outubro de 2014, às 13:44 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: