Santa Rosa do Sul promove atividade ao Dia Mundial do Ovo

ovo01Criado em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, na Inglaterra, o Dia Mundial do Ovo (World Egg Day) tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versA?teis alimentos da dieta humana, alA�m de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercA?mbio de informaA�A�es nutricionais e gastronA?micas.

O Dia Mundial do Ovo A� comemorado sempre na segunda sexta-feira do mA?s de outubro, este ano a data celebrada foi em 10/10. Os objetivos do Dia do Ovo sA?o de informar, esclarecer mitos e aumentar o consumo critical means, cheap lioresal. per capita de ovos, que em 2013 foi de 168 ovos por ano para 208 ovos por habitante ao ano atA� 2016. Ao atingirmos esta meta, o consumo per capita passarA? para 4 ovos por semana, melhorando substancialmente a dieta do brasileiro.

Com base nesta proposta, os alunos das primeiras sA�ries do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria do IFC CA?mpus Santa Rosa do Sul aproveitamo dia 10 para divulgam o resultado de um trabalho da disciplina de Avicultura onde foram traA�ados quatro eixos: a produA�A?o de ovos comerciais; a formaA�A?o e a qualidade dos ovos; o consumo de ovos e a saA?de humana e as diversas formas de apresentaA�A?o e de consumo dos ovos.

Alguns paA�ses como MA�xico, AustrA?lia, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, NigA�ria e Estados Unidos costumam organizar grandes eventos para comemorar a data. Entre as atividades realizadas estA?o palestras, lanA�amento de livros de receitas, competiA�A�es esportivas, corrida de balA�es e degustaA�A�es coletivas de receitas com ovos.

De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: a�?O ovo A� um alimento A?nico, compacto, economicamente acessA�vel, que mantA�m a sua frescura durante muito tempo e A� convenientemente embalado pela prA?pria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que A� um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudA?vela�?.

ovo03 ovo02

* Texto e imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Deixe um comentário