Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017 em Araquari

Os eventos científicos possuem um papel fundamental na formação humana e acadêmica dos estudantes, desde os níveis de formação inicial até a pós-graduação. Quando apresentados em seminários, congressos, simpósios, entre outros, os trabalhos científicos ganham visibilidade, podem ser aprimorados após apontamento de outros especialistas da área, além deste momento de apresentação ser também uma oportunidade de troca de conhecimentos, discussão e integração com outros colegas.

O processo de comunicação científica deve ser construído desde o planejamento do trabalho a ser realizado, como novas ideias serão transmitidas e o formato de apresentação a ser utilizado. Para se familiarizar com esse universo de pesquisas, os estudantes são cada vez mais orientados a participarem como apresentadores de trabalhos, além de ouvintes.

No IFC Araquari, pode ser citado como principal evento científico a SEPE, que acontece anualmente e oferece atividades para estudantes desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação. A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) originou-se da integração entre a Mostra Científica e Tecnológica (MCT) e o Evento de Pesquisa e Extensão (EPEX), os quais pertenciam ao calendário acadêmico institucional desde 2009, mas tiveram seu embrião nas Feiras de Ciências, na década de 90. A partir de 2016, o evento ganhou um novo porte, sendo agora denominado como Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Durante este evento são realizadas as Semanas Acadêmicas dos cursos do IFC Campus Araquari, além do Painel de Integração de Conhecimentos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com atividades abertas aos participantes inscritos, sendo que se trata de um evento gratuito. Palestras, seminários, realização de mesas redondas e minicursos fazem parte das possibilidades deste evento, contando com a participação de convidados nacionais e internacionais.

Em 2016, com a realização da I SEPE e a padronização dos anais, foi atribuído ao evento o ISSN 2525-5886. Esta primeira edição contou com cerca de 1.200 inscritos, além de mais de 130 trabalhos científicos apresentados na forma oral e pôster científico, oriundos de diferentes instituições. O evento contou também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

Os preparativos para o evento de 2017 já estão acontecendo, com várias ações sendo planejadas e toda a estrutura em processo de desenvolvimento. Para o ano de 2017 a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) está prevista para iniciar no dia 15 de setembro, com o Painel de Integração do Ensino Médio; as atividades se estenderão até o dia 22 de setembro.

O prazo final para submissão de trabalhos será 14 de agosto e no mês de julho mais detalhes e informações serão divulgadas sobre as inscrições (www.eventos.ifc.edu.br/sepe) para esta nova edição da SEPE, seja como ouvinte ou apresentador de trabalho.

*Texto e imagem: Cecom/Araquari.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de julho de 2017, às 14:02 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: