Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o 2017 em Araquari

Os eventos cientA�ficos possuem um papel fundamental na formaA�A?o humana e acadA?mica dos estudantes, desde os nA�veis de formaA�A?o inicial atA� a pA?s-graduaA�A?o. Quando apresentados em seminA?rios, congressos, simpA?sios, entre outros, os trabalhos cientA�ficos ganham visibilidade, podem ser aprimorados apA?s apontamento de outros especialistas da A?rea, alA�m deste momento de apresentaA�A?o ser tambA�m uma oportunidade de troca de conhecimentos, discussA?o e integraA�A?o com outros colegas.

O processo de comunicaA�A?o cientA�fica deve ser construA�do desde o planejamento do trabalho a ser realizado, como novas ideias serA?o transmitidas e o formato de apresentaA�A?o a ser utilizado. Para se familiarizar com esse universo de pesquisas, os estudantes sA?o cada vez mais orientados a participarem como apresentadores de trabalhos, alA�m de ouvintes.

No IFC Araquari, pode ser citado como principal evento cientA�fico a SEPE, que acontece anualmente e oferece atividades para estudantes desde o Ensino MA�dio atA� a PA?s-GraduaA�A?o. A Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE) originou-se da integraA�A?o entre a Mostra CientA�fica e TecnolA?gica (MCT) e o Evento de Pesquisa e ExtensA?o (EPEX), os quais pertenciam ao calendA?rio acadA?mico institucional desde 2009, mas tiveram seu embriA?o nas Feiras de CiA?ncias, na dA�cada de 90. A partir de 2016, o evento ganhou um novo porte, sendo agora denominado como Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o.

Durante este evento sA?o realizadas as Semanas AcadA?micas dos cursos do IFC Campus Araquari, alA�m do Painel de IntegraA�A?o de Conhecimentos dos Cursos TA�cnicos Integrados ao Ensino MA�dio, com atividades abertas aos participantes inscritos, sendo que se trata de um evento gratuito. Palestras, seminA?rios, realizaA�A?o de mesas redondas e minicursos fazem parte das possibilidades deste evento, contando com a participaA�A?o de convidados nacionais e internacionais.

Em 2016, com a realizaA�A?o da I SEPE e a padronizaA�A?o dos anais, foi atribuA�do ao evento o ISSN 2525-5886. Esta primeira ediA�A?o contou com cerca de 1.200 inscritos, alA�m de mais de 130 trabalhos cientA�ficos apresentados na forma oral e pA?ster cientA�fico, oriundos de diferentes instituiA�A�es. O evento contou tambA�m com apoio da FundaA�A?o de Amparo A� Pesquisa e InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina a�� FAPESC.

Os preparativos para o evento de 2017 jA? estA?o acontecendo, com vA?rias aA�A�es sendo planejadas e toda a estrutura em processo de desenvolvimento. Para o ano de 2017 a Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE) estA? prevista para iniciar no dia 15 de setembro, com o Painel de IntegraA�A?o do Ensino MA�dio; as atividades se estenderA?o atA� o dia 22 de setembro.

O prazo final para submissA?o de trabalhos serA? 14 de agosto e no mA?s de julho mais detalhes e informaA�A�es serA?o divulgadas sobre as inscriA�A�es (www.eventos.ifc.edu.br/sepe) para esta nova ediA�A?o da SEPE, seja como ouvinte ou apresentador de trabalho.

how to write an introduction to a research paper, buy zithromax. *Texto e imagem: Cecom/Araquari.

Deixe um comentário