Servidor do IFC lanA�a livro sobre a histA?ria da MaA�onaria no Brasil

maconaria-livroOrganizado pelo historiador Michel Goulart da Silva, doutorando em HistA?ria pela Universidade Federal de Santa Catarina e servidor na Reitoria do Instituto Federal Catarinense, o livro “MaA�onaria no Brasil” foi publicado pela Paco Editorial. Contando com a colaboraA�A?o de pesquisadores do Rio Grande do Sul, SA?o Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e CearA?, o livro pode ser adquirido em livrarias do paA�s ou diretamente no site da editora. OA� lanA�amento do livro ocorre no dia 17 de julho de 2015, A�s 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em FlorianA?polis.

Embora a MaA�onaria seja uma instituiA�A?o bastante antiga no Brasil, a realizaA�A?o de pesquisas acadA?micas mais sistemA?ticas datam somente da dA�cada de 1990. Nas dA�cadas anteriores, foram publicadas principalmente obras elogiosas escritas pelos prA?prios maA�ons ou obras que visavam acusar a instituiA�A?o por grandes complA?s. Contudo, em funA�A?o das produA�A�es acadA?micas, aos poucos a MaA�onaria vai deixando o vA�u de mistA�rio, passando a ser vista pela sociedade nA?o mais como uma rede invisA�vel de pessoas poderosas.

O livro “MaA�onaria no Brasil” visa reunir um conjunto de pesquisas acadA?micas, realizadas em diferentes A?reas das CiA?ncias Humanas, produzidas nas duas A?ltimas dA�cadas. Os texto apresentam uma interpretaA�A?o cientA�fica do fenA?meno maA�A?nico, em diferentes A�pocas e regiA�es do paA�s, demonstrando a importA?ncia da instituiA�A?o para diferentes processos polA�ticos e sociais ocorridos nos sA�culos XX e XXI.

Este livro, portanto, ao priorizar mostrar a atuaA�A?o pA?blica da MaA�onaria e nA?o sua participaA�A?o em supostos complA?s misteriosos, pode decepcionar o leitor acostumado A�s leituras rA?pidas que prometem desvendar os segredos da MaA�onaria. Para ler uma prA�via do livro, acesse http://editorialpaco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/MaA�onaria-no-Brasil.pdf.

Mais informaA�A�es em http://editorialpaco.com.br/livro/maconaria-no-brasil/.

Dados how to write an articles, buy zithromax online.
Organizador: Michel Goulart Da Silva
Editora: Paco Editorial
A?rea: HistA?ria
Idioma: PortuguA?s
Data de PublicaA�A?o: Maio/2015
NA?mero de PA?ginas: 280 PA?ginas

* Texto e imagem: DivulgaA�A?o.