Servidor do IFC lança livro sobre a história da Maçonaria no Brasil

maconaria-livroOrganizado pelo historiador Michel Goulart da Silva, doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e servidor na Reitoria do Instituto Federal Catarinense, o livro “Maçonaria no Brasil” foi publicado pela Paco Editorial. Contando com a colaboração de pesquisadores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, o livro pode ser adquirido em livrarias do país ou diretamente no site da editora. O  lançamento do livro ocorre no dia 17 de julho de 2015, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

Embora a Maçonaria seja uma instituição bastante antiga no Brasil, a realização de pesquisas acadêmicas mais sistemáticas datam somente da década de 1990. Nas décadas anteriores, foram publicadas principalmente obras elogiosas escritas pelos próprios maçons ou obras que visavam acusar a instituição por grandes complôs. Contudo, em função das produções acadêmicas, aos poucos a Maçonaria vai deixando o véu de mistério, passando a ser vista pela sociedade não mais como uma rede invisível de pessoas poderosas.

O livro “Maçonaria no Brasil” visa reunir um conjunto de pesquisas acadêmicas, realizadas em diferentes áreas das Ciências Humanas, produzidas nas duas últimas décadas. Os texto apresentam uma interpretação científica do fenômeno maçônico, em diferentes épocas e regiões do país, demonstrando a importância da instituição para diferentes processos políticos e sociais ocorridos nos séculos XX e XXI.

Este livro, portanto, ao priorizar mostrar a atuação pública da Maçonaria e não sua participação em supostos complôs misteriosos, pode decepcionar o leitor acostumado às leituras rápidas que prometem desvendar os segredos da Maçonaria. Para ler uma prévia do livro, acesse http://editorialpaco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Maçonaria-no-Brasil.pdf.

Mais informações em http://editorialpaco.com.br/livro/maconaria-no-brasil/.

Dados
Organizador: Michel Goulart Da Silva
Editora: Paco Editorial
Área: História
Idioma: Português
Data de Publicação: Maio/2015
Número de Páginas: 280 Páginas

* Texto e imagem: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de julho de 2015, às 13:05 por Nicole Trevisol.