Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Servidora desenvolve atividades científicas

A professora, do Campus Avançado Sombrio, Sandra Vieira desenvolveu atividades científicas decorrentes da sua tese defendida pelo PPGCL-Unisul, intitulada “Conflitos entre usuários e desenvolvedores de soluções informatizadas: estudo de caso com base na teoria de conciliação de metas”. Em conjunto com a psicóloga Andreia Bez, apresentaram trabalhos na VII Conferência, Linguística e Cognição que ocorreu na Universidade Federal da Paraíba nos dias 10 e 11 de agosto.

O trabalho “Conflito entre usuário e desenvolvedor de solução informatizada a partir da teoria de conciliação de metas” consiste em um recorte da sua tese e aborda conflitos entre usuários e desenvolvedores, gerados por soluções informatizadas que não atendem às expectativas do usuário, devido a dificuldades comunicacionais em etapas que antecedem a elaboração da solução. “Para dar conta desse objeto, defendi a tese de que a teoria de conciliação de metas do professor Fábio Rauen daria conta de descrever e explicar processos internacionais abdutivo/dedutivos entre usuários e desenvolvedores e, deste modo, contribuir para a minimização desses conflitos”, completa Sandra.

Andréia, por sua vez, apresentou uma síntese do tema de estudo no doutorado sob o título “Modificação de crenças disfuncionais e teorias pragmáticas da comunicação”, trabalho que aplica a teoria de conciliação de metas em conexão com a terapia cognitiva. “Pretendo verificar se a hipótese defendida pelo professor Rauen de que enunciados condicionais podem ser interpretados desde um nível categórico até um nível tautológico pode ajudar a explicar a flexibilização de crenças disfuncionais na terapia”, complementa.

Em 2015, a VII Conferência Linguística e Cognição ocorreu na Universidade Federal da Paraíba após a realização do VII Workshop de Métodos Empíricos em Linguística Cognitiva, promovido pela UFPB em parceria com a Associação Internacional de Linguística Cognitiva (ICLA), um evento mundial que ocorre pela primeira vez na América do Sul. O evento visou articular pesquisas e estudos entre a Linguística Cognitiva e outros campos do saber que se dedicam à cognição humana, nas perspectivas das Ciências da Saúde, em especial das Neurociências, das Ciências da Educação, da Sociedade e da Tecnologia da Informação.

MAIS

A edição da Revista Letrônica da PUCRS publicou três trabalhos sobre Teoria da Relevância escritos por Sandra Vieira, Fátima Hassan Caldeira, Suelen Francez Machado Luciano e Fábio Rauen. Os artigos compõem o primeiro número do volume 8 da revista, que foi dedicado aos temas “Pragmática e interfaces & Gênero epistolar”. Segundo o Prof. Fábio José Rauen, os trabalhos publicados em Letrônica são um resultado concreto das discussões estabelecidas no Grupo de Pesquisa de Estudos Pragmáticos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

* Informações: Divulgação/Unisul.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de outubro de 2015, às 15:40 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: