Servidoras divulgam o livro Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão

livro1O livro das autoras Caroline da Rosa Ferreira Becker e Marouva Fallgatter Faqueti, bibliotecárias dos campi Rio do Sul e Camboriú, respectivamente, foi contemplado no edital nº 75/2015 de apoio à publicação de livros do Instituto Federal Catarinense (IFC) e, em outubro de 2016, foram impressos os 500 exemplares, frutos do edital.

A obra apresenta o cenário das bibliotecas da RFEPCT em relação ao planejamento, organização (acervo, espaço físico, software, acessibilidade, serviços, etc.) e equipe de pessoal. Contém reflexões e discussões que apontam caminhos para que as bibliotecas contribuam cada vez mais para o fortalecimento da aprendizagem, da pesquisa, da criação de novos conhecimentos, desenvolvendo a competência informacional, o prazer da leitura, enfim, colaborando para transformar vidas.

Em 18 de outubro de 2016, o livro foi lançado nacionalmente em Manaus (AM) durante o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Na ocasião, foram distribuídos e autografados mais de 250 exemplares do livro para bibliotecários e docentes de curso de biblioteconomia do país e também do exterior.

livro2O lançamento Institucional do livro ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro de 2016, durante a IX MICTI, no Campus Videira. Foram distribuídos e autografados mais de 50 exemplares e foram também encaminhados às 15 bibliotecas que fazem parte do IFC um exemplar do livro para compor o acervo e também um exemplar para cada bibliotecário do IFC.

Ainda, foram enviados às 66 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica um exemplar do livro, que será apreciado pelos reitores/diretores e fará parte do acervo das bibliotecas destas Instituições. A ideia é oportunizar a leitura aos bibliotecários, aos gestores e à comunidade em geral.

As autoras entendem que, assim, estão cumprindo com o papel social, ético e público de fazer com que esta obra, fruto de edital público, chegue aos seus principais leitores e público no país.

*Texto e imagens: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 12 de abril de 2017, às 20:06 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).