Servidores da Reitoria publicam na Revista G.U.A.L

Os servidores, da Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), Nicole Pasini Trevisol e Márcio Crescêncio, mestres em Administração pela FURB, publicaram o artigo científico intitulado “O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)” no volume 9, número 1, de 2016, da Revista de Gestão Universitária na América Latina (G.U.A.L.) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo foi aplicado entre os docentes do IFC, a partir do qual foram obtidas 132 respostas. “Com esses dados, pudemos identificar que os professores não receberam a formação necessária para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem, sendo perceptível dois grupos dentro da instituição: 50% dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interação em sala de aula, oportunizando que o próprio aluno seja construtor do conhecimento, e a outra metade não é adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula”, explica Nicole.

O estudo ainda aponta que há um consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interação entre professor-aluno, na construção coletiva e interativa do conhecimento, como também na inserção benéfica de uma ferramenta que facilita o aprendizado. “Gostaríamos de agradecer a todos os docentes que responderam ao questionário e contribuíram para a construção desse estudo, bem como à professora Maria José Carvalho de Souza Domingues pelas orientações”, salienta Crescêncio. O artigo pode ser baixado na íntegra em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n1p120.

Texto: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de maio de 2016, às 15:25 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).