Servidores da Reitoria publicam na Revista G.U.A.L

Os servidores, da Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), Nicole Pasini Trevisol e MA?rcio CrescA?ncio, mestres em AdministraA�A?o pela FURB, publicaram o artigo cientA�fico intitulado “O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)” no volume 9, nA?mero 1, de 2016, da Revista de GestA?o UniversitA?ria na AmA�rica Latina (G.U.A.L.) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo foi aplicado entre os docentes do IFC, a partir do qual foram obtidas 132 respostas. “Com esses dados, pudemos identificar que os professores nA?o receberam a formaA�A?o necessA?ria para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem, sendo perceptA�vel dois grupos dentro da instituiA�A?o: 50% dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interaA�A?o em sala de aula, oportunizando que o prA?prio aluno seja construtor do conhecimento, e a outra metade nA?o A� adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula”, explica Nicole.

O estudo ainda aponta que hA? um consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interaA�A?o entre professor-aluno, na construA�A?o coletiva e interativa do conhecimento, como tambA�m na inserA�A?o benA�fica de uma ferramenta que facilita o aprendizado. “GostarA�amos de agradecer a todos os docentes que responderam ao questionA?rio e contribuA�ram para a construA�A?o desse estudo, bem como A� professora Maria JosA� Carvalho de Souza Domingues pelas orientaA�A�es”, salienta CrescA?ncio. O artigo pode ser baixado na A�ntegra em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n1p120.

critical synonym, dapoxetine online. Texto: DivulgaA�A?o.