Solidariedade e alegria marcam o II Dia da Ação Social

acao-social-fraiburgo1O Câmpus Fraiburgo promoveu no dia 11 de abril de 2015 o II Dia da Ação Social, no centro de Eventos de Fraiburgo. O evento teve como objetivo incentivar a prática da cidadania na região de Fraiburgo, além de oferecer assistência à população de baixa renda, contando, para isso, com o envolvimento e a integração de toda a comunidade fraiburguense.
De acordo com o Diretor-Geral pro tempore do Câmpus Fraiburgo, Fábio José Rodrigues Pinheiro, o evento é uma ação direcionada essencialmente à comunidade externa, e principalmente àquela carente, que mais necessita de suporte. “Somos uma órgão público e, portanto, podemos e devemos fazer a nossa função social não só dentro mas também fora da escola”, destacou o diretor.
Foram mais de 60 empresas participantes como patrocinadoras ou envolvidas diretamente nas ações, tais como corte de cabelo, massagem, designer de sobrancelhas, maquiagem, teste de tipagem sanguínea, além de teste de visão (ótica pérola), esclarecimento sobre algumas doenças e sobre como adquirir uma alimentação saudável.
A alegria era contagiante e estava presente não somente nos rostos das crianças que participaram das brincadeiras com os palhaços ou assistiram às apresentações culturais e esportivas, mas também em todos os envolvidos. “Levo comigo o lema de fazer o bem sem olhar a quem!”, declarou a professora Thais de Matos, envolvida na organização do evento.
Segundo o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Tiago Lopes Gonçalves, “só conseguimos tanto sucesso devido a participação efetiva dos nossos servidores, que abraçaram mais uma vez a causa em prol do bem-estar social”.
De acordo com os organizadores do evento, a II Ação Social do IFC contou com a participação de mais de 1200 pessoas, entre visitantes e parceiros. Para a organizadora do evento, professora Elaine Ribeiro, a proposta do evento foi alcançada, pois o objetivo maior do evento era “fortalecer a responsabilidade social da instituição, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da cidadania e cultura democrática, criando um espaço para integração da Comunidade com o IFC, fomentando o exercício da participação cidadã e consciência crítica”, finalizou a professora.

Mais sobre o Projeto

Nome do Projeto : II Dia da Ação Social.
Local: Centro de Eventos de Fraiburgo.
Dia do evento: Sábado – 11/04/2015.
Horário: 09h às 16h.
Estimativa de participantes: 1.200 pessoas.
Número de parceiros e patrocinadores envolvidos no projeto: 70.
Número de estandes: 30.
Responsável pela organização do evento: Instituto Federal Catarinense Câmpus Fraiburgo.
Objetivo Geral: Incentivar a prática da cidadania na região de Fraiburgo.
Objetivos Específicos:
– Envolver e integrar a Comunidade de Fraiburgo;
– Oferecer assistência à população de baixa renda.
Principais serviços que foram oferecidos durante a ação:
– Orientações sobre saúde (verificação de pressão arterial, orientações sobre a saúde da mulher, orientação odontológica, orientação nutricional, teste de HIV/sífilis e hepatite, além de fornecimento de preservativos e folders);
– Pesagem de crianças pela Pastoral da Criança;
– Teste de tipagem sanguínea;
– Exposição de artesanato;
– Atividades esportivas e brincadeiras;
– Apresentações de dança e karatê;
– Doação de mudas;
– Corte de Cabelo;
– Pintura de unhas;
– Maquiagem;
– Designer de sobrancelhas;
– Massagem;
– Mateada: distribuição de erva-mate e água quente;
– Sorteio de brindes.

acao-social-fraiburgo2

* Texto e foto: CECOM/Fraiburgo.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 18:25 por Nicole Trevisol.