Sombrio realiza 1º Curta IFC

curta-ifc-sombrio-1A premiação da primeira edição do Curta IFC aconteceu no dia 25 de novembro de 2016 e foi um sucesso. Os curtas foram produzidos pelos estudantes das turmas do 1º ano dos cursos técnico integrados em Informática e Hospedagem do Campus Avançado Sombrio.

O projeto para a produção dos curtas envolveu as disciplinas de Filosofia, História, Metodologia Científica e Língua Portuguesa, e surgiu da iniciativa dos servidores docentes Mara Juliane Helfenstein, Ivan Furmann, Tatiana Rotta, Matheus Velasques e dos servidores técnicos Vanessa Espíndola e Ulysses Carneiro.

Os temas para desenvolver os curtas foram: questões de gênero e diversidade religiosa. Ao todo foram produzidos 26 filmes curtas-metragens, assistidos por todas as turmas do ensino médio do Campus Avançado Sombrio. Os curtas que concorreram à categoria de melhor filme também foram exibidos durante o evento de premiação, ficando os troféus divididos nas seguintes categorias:

• Melhor Roteiro – curtas indicados: “A Irracionalidade da Intolerância”; “Amor é o que você precisa”; “Desigualdade de gênero”; “Eu, trans”; “Marias”; “Romantização do estupro” e “Rotina”, sendo vencedor desta categoria o curta-metragem “Eu Trans”.
  • Melhor Produção – curtas indicados: “Amor é o que você precisa”; “As paredes da vida”, “E se…”; “ Eu, trans”; “ Mulheres na Religião”; “Raio de Sol” e “ Rotina” , ficando com o troféu o curta-metragem “Raio de Sol”.
  • Melhor fotografia – curtas indicados: “As paredes da vida”; “E se…”; “Eu, trans”; “La Jeune Fille”; “Marias”; “O amor não tem escolha”; “Uma pequena grande história”. Vencedor: “La Jeune Fille”.
  • Na categorias atriz e ator revelação, os ganhadores foram Bárbara Schimdt e Vitor Pluceno Behnck
  • O melhor filme eleito pelo público foi “Rotina”,
  • Os melhores filmes eleitos pelos jurados foram:  “Eu, Trans”, primeiro lugar; segundo lugar: “Amor é o que você precisa”; terceiro lugar: “E, Se…”.

*Texto e fotos: Cecom/Sombrio.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 6 de dezembro de 2016, às 17:16 por Nicole Trevisol.