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TDAH no ambiente de trabalho

Sem títuloO TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, reconhecido oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), como um distúrbio neurológico, ocasionado por pequenas alterações na região frontal do cérebro.

O TDAH, responsável pela inibição do comportamento e do controle da atenção, é passível de diagnóstico na vida adulta e pode acarretar várias dificuldades cotidianas, principalmente no ambiente de trabalho. Assim, atividades de organização, por exemplo, são consideradas um desafio, mas podem ser realizadas com o auxílio de pequenas estratégias, tais quais as listadas abaixo:

  • Faça uso de uma agenda, física ou digital, pois ela pode funcionar como uma ferramenta aliada para organização de horários e tarefas, ajudando a não esquecer de nada importante ou mesmo simples, que possa passar despercebido;

  • identifique horários em que se considera mais disposto para realização de tarefas nas quais lhe é exigida maior concentração;

  • crie uma lista de tarefas a serem executadas diariamente, isso facilita a organização e memorização das atividades diárias;

  • tenha um ambiente, na medida do possível, agradável aos olhos. Levar objetos pessoais para compor a estação de trabalho favorece a construção de um ambiente mais aconchegante;

  • diante de atividades longas, programe-se para fazer pequenas pausas. É importante levantar da cadeira, caminhar e beber água. Contudo, lembre-se sempre de limitar os horários de pausa, para não passar tempo demais nesses pequenos intervalos;

  • separe alguns minutos do seu dia para checar seus e-mails, evitando, assim, de abrir sua caixa de correspondência a cada 5 minutos. Responda, arquive ou apague na hora em que visualizar, dependendo do caso;

  • defina as tarefas mais importantes do dia;

  • crie uma curta rotina diária – e defina um tempo para ela. Arquivar documentos, retornar ligações, responder e-mails, pagar contas, etc. podem ser feitos durante um mesmo período de tempo (por exemplo: 60 minutos) e sempre na mesma ordem. Dessa maneira, você não se esquecerá de fazer nada importante e conseguirá realizar todas as suas tarefas.

Essas estratégias podem ser utilizadas tanto no trabalho quanto na vida pessoal, a fim de facilitar a concentração do adulto com TDAH, sendo úteis também a qualquer pessoa que apresente dificuldade de concentração não relacionada ao transtorno.

Texto: NAPNE/Reitoria, com informações de:

http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-adultos/item/975-tdah-no-adulto-algumas-estrat%C3%A9gias-para-o-dia-a-dia.html

http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-adultos/item/976-tdah-no-trabalho-algumas-dicas.html

Imagem: Freepik.com.

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Esta notícia foi editada na terça-feira, 12 de abril de 2016, às 17:47 por Nicole Trevisol.

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