Trabalhos de CamboriA? percorrem o Brasil

camboriu-eventos2Os estudantes e professores do IFC CA?mpus CamboriA? estA?o com todo o gA?s nas produA�A�es cientA�ficas. SA? em outubro foram cinco trabalhos apresentados em eventos no Brasil: trA?s na Febrat (Belo Horizonte/MG) e dois na Mostratec (Novo Hamburgo/RS).

Mostratec

Os trabalhos apresentados na Mostratec foram: a�?Aspectos qualitativos dos frutos da bananeira submetidos ao ensacamento com diversos materiais plA?sticosa�?, dos alunos Leonardo D. Fernandes e Tiago Rebelo, sob orientaA�A?o do professor Edson J. Mariot; e “Turismo e InclusA?o Social: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em BalneA?rio CamboriA?”, desenvolvido pelas alunas Amanda Fantatto de Melo, Nadiny Costacurta e Priscilla Gomes Welter.

Orientado pela professora SA?nia Regina de Souza Fernandes e coorientado por Fabiana U.Miller, Larissa R. Fernandes e Neiva Terezinha Badin, o projeto a�?Turismo e InclusA?oa�? avaliou as condiA�A�es de acessibilidade que os meios de hospedagem de BalneA?rio CamboriA?/SC, oferecem A�s pessoas com necessidades especA�ficas, no caso, cegos e cadeirantes. AlA�m disso, tambA�m verificou se a rede hoteleira atende as normatizaA�A�es legais de acessibilidade.

A Mostratec, sediada em Novo Hamburgo, A� destinada A� apresentaA�A?o de projetos de pesquisa em diversas A?reas do conhecimento, realizados por cientistas do ensino mA�dio e da educaA�A?o profissional de nA�vel tA�cnico. SA? neste ano, o evento reuniu 350 projetos de pesquisa do Brasil e de vA?rios outros paA�ses.

Febrat

A Feira Brasileira de ColA�gios de AplicaA�A?o e Escolas TA�cnicas (Febrat), realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, recebeu trA?s trabalhos do IFC CA?mpus CamboriA?. O “Esporte Adaptado: um olhar sobre qual o seu espaA�o social atualmente”, da aluna Bruna Alves da Silva e orientado por Leisi Fernanda Moya; a�?Desvelando os fazeres pedagA?gicos dos professores de educaA�A?o fA�sica do Instituto Federal Catarinensea�?, da aluna Elana Raiser e orientado por Alexandre Vanzuita; e a�?Estudo conceitual dos atores sociais de BalneA?rio CamboriA? em relaA�A?o A� implementaA�A?o da Malha CicloviA?ria na Praia Centrala�?, das alunas Daiane Melchioretto e Bruna dos Santos, orientado por Roberta Raquel.

De acordo a professora/orientadora, Leisi Fernanda Moya, a importA?ncia de divulgar os projetos em feiras cientA�ficas A� valorizar o conhecimento obtido por meio da pesquisa e socializA?-lo, visando ampliar o entendimento da populaA�A?o sobre a temA?tica.

AlA�m do destaque para a divulgaA�A?o dos projetos – ressaltado por todos orientadores – Roberta Raquel tambA�m atribui A� Feira as possibilidades da troca de experiA?ncias entre membros da comunidade acadA?mica e o conhecimento de outras culturas, tudo isso de extrema valia para engrandecer a formaA�A?o cidadA? dos alunos.

A Febrat reuniu, neste ano, mais de 150 trabalhos de estudantes da EducaA�A?o bA?sica e tA�cnica de todas as regiA�es do paA�s.

medical review, cheap clomid. camboriu-eventos1

Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.