Universo IF: Evento nacional de tecnologia e inovaA�A?o dos IFs abre inscriA�A�es

Universo IF 1 movie posters, generic lioresal. Desafios de ideias, concursos de games e mostra de produtos e processos tecnolA?gicos. Esse A� o Universo IF. Podem participar do evento estudantes e servidores dos Institutos Federais de todo o paA�s. O Universo IF acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, em SA?o Luis (MA). As inscriA�A�es sA?o gratuitas e estA?o abertas atA� 09 de julho.

Essa serA? a primeira ediA�A?o do Universo IF. O projeto foi idealizado pelo Instituto Federal do MaranhA?o (IFMA) e tem o apoio da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec/MEC). A proposta A� aproximar os Institutos do setor produtivo. a�?NA?s criamos o Universo IF porque sentimos a necessidade de ter um espaA�o para incentivar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de ideias inovadoras e o empreendedorismo na Rede Federala�?, explicou a prA?-reitora de pesquisa, pA?s-graduaA�A?o e inovaA�A?o do IFMA, Natilene Brito.

Planetas e competiA�A�es

O Universo IF A� formado por trA?s planetas: Planeta Startup, Planeta Play e Planeta Link. O Planeta Startup vai abrigar o a�?Desfio de Ideiasa�? e a a�?Mostra TecnolA?gicaa�?. O a�?Desafio de Ideiasa�? A� umA�concurso de aceleraA�A?o de negA?cios inovadores, nos moldes da maratona realizada na Campus Party. A proposta A� difundir a cultura de startups na Rede Federal. A a�?Mostra TecnolA?gicaa�?, por sua vez, consiste na apresentaA�A?o deA�produtos, processos, protA?tipos e serviA�os inovadores desenvolvidos nos Institutos.A�Podem participar das competiA�A�es alunos, tA�cnicos e professores dos Institutos Federais.

Quem A� fA? de games deve ir ao a�?Planeta Playa�?. O concurso de jogos A� a grande atraA�A?o do espaA�o. Estudantes e servidores da Rede Federal que desenvolvem jogos podem fazer a inscriA�A?o no concurso. Os de maior destaque serA?o premiados.

O a�?Planeta Linka�? serA? o lugar de encontro do Universo IF. No a�?Networking incentivadoa�? os participantes serA?o estimulados a trocar experiA?ncias e a realizar contatos com alunos, professores, empresA?rios e investidores. A ideia A� que desses encontros possam surgir parcerias e projetos. AlA�m do espaA�o de networking, haverA? a a�?Arena Livrea�?, na qual os participantes poderA?o propor temas para debates.

O Universo IF A� um evento paralelo ao IX Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e InovaA�A?o (Connepi). Os regulamentos e as fichas de inscriA�A�es das competiA�A�es do Universo IF estA?o disponA�veis no siteA�www.connepi2014.com

* Texto e imagem: Assessoria de ComunicaA�A?o/IFMA.