VII MICTI: espaA�o de conhecimento, descoberta e troca

abertura-Micti 2014 (2)Durante os dois dias da VII Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (MICTI) 200 estudantes de cursos mA�dio/tA�cnicos e superiores puderam apresentar para professores, avaliadores e a comunidade em geral suas pesquisas. Promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), a MICTI iniciou em 2006 no ColA�gio AgrA�cola de CamboriA? e este ano realizou nos dias 12 e 13 de novembro, no CA?mpus Araquari, a sua sA�tima ediA�A?o.

Durante a solenidade de abertura, na tarde do dia 12/11/14, o diretor-geral do CA?mpus Araquari e anfitriA?o da Mostra, Jonas EspA�ndola, frisou que a MICTI A� uma oportunidade A?nica de divulgar Pesquisa e ExtensA?o, alA�m de desenvolver instituiA�A�es de ensino pA?blicas e privadas de ensino mA�dio e superior. a�?Agradecemos a todos que se deslocaram atA� o CA?mpus Araquari e desejamos um bom eventoa�?.

Para o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o (PROPI), Romano Valicheski, a pesquisa A� um dos pilares do ensino no Brasil. a�?A MICTI dissemina o resultado de suas pesquisas e contribui para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa A� fundamental para inovarmos e gerarmos conhecimento com foco no desenvolvimento humano, econA?mico e sociala�?, disse. O coordenador de ExtensA?o, Mauro dos Santos, ressaltou que eventos como a MICTI sA?o atividades de comunicaA�A?o e extensA?o promovendo a interaA�A?o entre autores numa comunicaA�A?o cientA�fica e tecnolA?gica.

abertura-Micti 2014-josete college essays help, acquire dapoxetine. Representando o reitor Francisco Sobral, a prA?-reitora de Ensino Josete Pereira enfatizou a importA?ncia da MICTI na promoA�A?o do envolvimento entre alunos e professores. a�?Meninos, meninas, vocA?s estA?o aqui para pensar, investigar, estudar e tA?m a pesquisa como um princA�pio educativo. A interdisciplinaridade A� o fazer diferente em sala de aula com foco na melhoria do ensino brasileiro. Desejo boas-vindas a todos, que troquem experiA?ncia e se divirtam. Declaro aberta a VII MICTIa�?, encerrou ela.

Ao todo foram recebidos 300 trabalhos cientA�ficos, num total de 200 selecionados, sendo 110 do Ensino MA�dio/TA�cnico em apresentaA�A?o de pA?ster e 90 do ensino superior em apresentaA�A?o oral.

MAIS

Para encerrar a solenidade de abertura os alunos da educaA�A?o infantil da Escola Municipal Amaro Coelho, de Araquari, realizam uma apresentaA�A?o cultural. Em seguida, o professor Anderson JosA� Guisolph ministrou a palestra a�?Os 50 anos de Ditadura Militara�?. Guisolph A� mestre em HistA?ria pela Universidade de Passo Fundo (2013), possui graduaA�A?o em HistA?ria e especializaA�A?o em Arqueologia. Segundo o palestrante, HistA?ria A� uma das disciplinas mais dinA?micas, pois novos fatos podem surgir e mudar o que estava como verdade.

O servidor do IFC CA?mpus Rio do Sul, Gilberto Mazoco Jubini, proferiu a palestra a�?A vida em equilA�brio e o EquilA�brio da vidaa�?, uma reflexA?o sobre as nossas escolhas, a sobrecarga de trabalho entre outros fatores que podem desencadear problemas doentios.

A MICTI acontece todos os anos e A� um evento cientA�fico e tecnolA?gico com abrangA?ncia multidisciplinar promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). Mais informaA�A�es em http://eventos.ifc.edu.br/micti/

Confira a reportagem sobre os trabalhos em http://noticias.ifc.edu.br/2014/11/17/200-trabalhos-sao-apresentados-durante-a-vii-micti/

Aproveite e confira os Trabalhos Premiados durante a VII MICTI

alunos-apresentacao-oral Hiago VinA�cius Piovesan e Lucas Koch Ernzen telhado-verde abertura-Micti 2014 (14) abertura-Micti 2014 (13) abertura-Micti 2014 (11) abertura-Micti 2014 (4)

* Texto e fotos: CECOM/Reitoria.