WFCP/Reditec: eventos sA?o encerrados com premiaA�A�es e compromisso de luta pela educaA�A?o

_glr2265A 40A? Reditec chegou ao fim, nesta segunda-feira (26/09), com uma cerimA?nia para consolidar os compromissos e discussA�es firmados durante os quatro dias de evento em que gestores da Rede Federal partilharam experiA?ncias exitosas, dificuldades e expectativas sobre a educaA�A?o pA?blica e tecnolA?gica.

O ponto alto do encerramento foi a apresentaA�A?o da Carta de VitA?ria, um documento em que os dirigentes comprometem-se com a luta pela qualidade da educaA�A?o e se posicionam sobre a atual situaA�A?o polA�tica do Brasil. Lida pelas reitoras do Ifap, Marialva Almeida, e do IF Farroupilha, Carla Jardim, a carta traz o posicionamento da Rede sobre cinco temas especA�ficos: a reforma do Ensino MA�dio; a PEC 241, que fixa limites de investimento pelo governo; o PL 257m que trata dos direitos trabalhistas, o quadro orA�amentA?rio e financeiro de 2016; e a LOA 2017.

De modo geral, o documento ressalta os prejuA�zos que podem afetar a oferta da educaA�A?o profissional e defende a Rede Federal enquanto polA�tica de Estado. Ele tambA�m convida a uma mobilizaA�A?o nacional para debater os temas pontuados com servidores e alunos. a�?NA?o pensamos em paralisaA�A?o das atividades, mas sim, em um grande debate a ser realizado em todas as instA?ncias. Queremos que servidores e alunos discutam estes temas, e que os gestores o faA�am com parlamentares, de modo que todos compreendam a importA?ncia da Rede Federal e o quanto ela precisa ser fortalecida frente A�s decisA�es polA�ticas recentesa�?, explicou Carla Jardim.

Confira a carta na A�ntegra.

Em vA�deo, um resumo do que aconteceu nos eventos. Veja abaixo.


Reconhecimento

_glr6188Ainda durante a solenidade, o Conif premiou com medalhas nove gestores e duas colaboradoras externas pela contribuiA�A?o dada A� educaA�A?o profissional. Foram contemplados Adelmo Carvalho Santana (IF SertA?o-PE), Belchior de Oliveira Rocha (IFRN), ClA?udia Sansil (IFPE), A�lio de Almeida Cordeiro (Ifes), Emanuel Alves de Moura (IFRR), Francisco Sobral (IFC), Luiz Caldas (IFF), Maria Neusa Pereira (IFRR), Marcelo Lima Leite (IFB), a diretora de parcerias internacionais dos Colleges e Institutos CanadA? (Cican), Marie-JosA�e Fortin, e a senadora Rose de Freitas.

Para Sobral, ex-reitor do IFC, receber a comenda foi emocionante . “A� uma alegria muito grande, principalmente porque vivenciamos uma expansA?o da Rede Federal significativa em tA?o pouco tempo. Como ex-aluno da Rede,A�apA?s 30 anos receber uma homenagem como essa A� marcante”, diz ele.

Fortin agradeceu a medalha e destacou a importA?ncia das parcerias feitas entre o Cican e o governo brasileiro. a�?Divido este prA?mio com todos vocA?s que fizeram de mim o que sou hoje: uma pessoa motivada a construir um mundo melhor atravA�s da educaA�A?o profissional. Nossa histA?ria no Brasil comeA�ou hA? 15 anos, com o Programa Mulheres Mil e, posteriormente, o CiA?ncia Sem Fronteiras. Hoje, temos alunos de Institutos Federais amplamente beneficiados pelas duas parcerias, de modo que queremos reforA�ar cada vez mais os laA�os com este paA�s. Estamos com o Brasil e sempre estaremosa�?, afirmou.

Reditec 2017 vai acontecer em JoA?o Pessoa

A solenidade terminou com o anA?ncio da sede da prA?xima Reditec, que acontecerA? em JoA?o Pessoa, na ParaA�ba. O reitor do IFPB, NicA?cio Lopes, parabenizou a organizaA�A?o da 40A? ediA�A?o e convidou a todos para reunirem-se novamente em 2017. a�?Vamos trabalhar para manter o padrA?o elevado da Reditec, com a certeza de que nossa equipe se esforA�arA? ao mA?ximo para oferecer o melhor a vocA?sa�?, concluiu.

a�?A� um sentimento de muito orgulho, a nossa instituiA�A?o ser palco e anfitriA? de um evento dessa magnitudea�?, afirmou o reitor do IFPB, NicA?cio Lopes. Ele comenta que serA? um momento de muita visibilidade para a instituiA�A?o e uma forma de aumentar a autoestima da comunidade acadA?mica, alA�m de incrementar o turismo da regiA?o e colocar o estado em posiA�A?o de destaque.

O evento deve acontecer em meados de outubro de 2017, mas o IFPB jA? deve comeA�ar em breve a se organizar. a�?Pela complexidade do encontro, precisamos de um planejamento prA�vio. Iremos constituir, de imediato, uma comissA?o que estarA? A� frente de todo o processo de organizaA�A?oa�?, disse o reitor.

how to write a reaction paper, cheap dapoxetine.

A Reditec reA?ne cerca de mil lA�deres incluindo reitores, diretores, prA?-reitores e especialistas discutindo e debatendo temas relacionados a educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

*Texto: Gabriela Lapa Teles Barbosa, com informaA�A�es de Nicole Trevisol a�� WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

Deixe um comentário