Workshop sobre harmônica marca início do projeto Blues no Câmpus

Blues no campusQue tal aprender blues ao som da harmônica? Ou então usar uma fôrma redonda de bolo para produzir o corpo de uma guitarra? O projeto “Blues no Câmpus” oportuniza esses e outros aprendizados aos alunos do Câmpus Blumenau. O workshop sobre a harmônica (também conhecida como gaita de boca), ministrado pelo professor Ricardo Bergamo, no dia 8 de abril, deu início aos encontros, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, às 14 horas.

O professor demonstrou o som de vários estilos de gaita de boca, apresentando as peculiaridades de cada uma, que variam de acordo com quantidade de furos, escala, extensão e disposição das notas nos furos. Durante a apresentação, ainda mostrou aos alunos o som com microfone, pedal e amplificador, para ilustrar a história da gaita de boca nos palcos.

Bergamo é um dos idealizadores do projeto, ao lado do professor Anderson Nereu Galcowski. Eles explicam que é possível fabricar instrumentos musicais utilizando lixo reciclável, ao mesmo tempo em que se aprende teoria musical. O projeto ainda conta com o apoio de alunos de música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade de Blumenau (FURB).

Bergamo conta que o objetivo do “Blues no Câmpus” é trabalhar musicalidade, arte e cultura em um mesmo projeto. “Esta é uma forma divertida de cativar os alunos para a musicalidade, por meio de uma abordagem diferente e motivadora”, acrescenta.

Para participar, basta estar regularmente matriculado no Câmpus Blumenau.

*Texto/Foto: CECOM/Blumenau.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 18:18 por Nicole Trevisol.