Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Workshop sobre harmônica marca início do projeto Blues no Câmpus

Blues no campusQue tal aprender blues ao som da harmônica? Ou então usar uma fôrma redonda de bolo para produzir o corpo de uma guitarra? O projeto “Blues no Câmpus” oportuniza esses e outros aprendizados aos alunos do Câmpus Blumenau. O workshop sobre a harmônica (também conhecida como gaita de boca), ministrado pelo professor Ricardo Bergamo, no dia 8 de abril, deu início aos encontros, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, às 14 horas.

O professor demonstrou o som de vários estilos de gaita de boca, apresentando as peculiaridades de cada uma, que variam de acordo com quantidade de furos, escala, extensão e disposição das notas nos furos. Durante a apresentação, ainda mostrou aos alunos o som com microfone, pedal e amplificador, para ilustrar a história da gaita de boca nos palcos.

Bergamo é um dos idealizadores do projeto, ao lado do professor Anderson Nereu Galcowski. Eles explicam que é possível fabricar instrumentos musicais utilizando lixo reciclável, ao mesmo tempo em que se aprende teoria musical. O projeto ainda conta com o apoio de alunos de música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade de Blumenau (FURB).

Bergamo conta que o objetivo do “Blues no Câmpus” é trabalhar musicalidade, arte e cultura em um mesmo projeto. “Esta é uma forma divertida de cativar os alunos para a musicalidade, por meio de uma abordagem diferente e motivadora”, acrescenta.

Para participar, basta estar regularmente matriculado no Câmpus Blumenau.

*Texto/Foto: CECOM/Blumenau.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 18:18 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: