1A? FORDHIFs discute o ensino de histA?ria na rede federal de ensino

Nos dias 24 e 27 de julho de 2017, foi realizado o I FA?rum dos Docentes de HistA?ria dos Institutos Federais (FORDHIFs), no Campus BrasA�lia do Instituto Federal de BrasA�lia (IFB). Organizado por professores do IFB, o evento ocorreu de forma concomitante com o XXIX SimpA?sio Nacional em HistA?ria da ANPUH, com a participaA�A?o de cerca de 50 docentes, representando mais de 20 Institutos Federais e instituiA�A�es da Rede Federal de todas as regiA�es do paA�s.

A programaA�A?o foi composta por seis sessA�es de comunicaA�A?o, trA?s mesas-redondas e por uma plenA?ria final para discussA�es eA�deliberaA�A�es de temas importantesA�que emergiram ao longo dos dois dias. Deste evento participaram professores e professoras do ColA�gio Pedro II, do Centro de EducaA�A?o Federal e TecnolA?gica Celso Suckow da Fonseca (RJ), do Instituto Federal de Alagoas, do Instituto Federal de BrasA�lia, do Instituto Federal da Bahia, do Instituto Federal Baiano, do Instituto Federal Catarinense, do Instituto Federal do EspA�rito Santo, do Instituto Federal Fluminense, do Instituto Federal Goiano, do Instituto Federal do MaranhA?o, do Instituto Federal do Mato Grosso, do Instituto Federal de Minas Gerais, do Instituto Federal do ParanA?, do Instituto Federal de Pernambuco, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal do SertA?o Pernambucano, do Instituto Federal do Sul de Minas, do Instituto Federal de SA?o Paulo e do Instituto Federal de Santa Catarina.

As comunicaA�A�es, em geral, abordaram os desafios especA�ficos do ensino de HistA?ria na rede federal. No aspecto eminentemente curricular, tratou-se, em linhas gerais, dos princA�pios e tendA?ncias do ensino de HistA?ria; de questA�es teA?ricas e didA?tico-pedagA?gicas; da integraA�A?o do saber histA?rico com os demais saberes das humanidades e da integraA�A?o entre saberes tA�cnicos e propedA?uticos. Houve tambA�m relatos de experiA?ncias exitosas com projetos de ensino, pesquisa, extensA?o e tambA�m acerca da elaboraA�A?o de materiais didA?ticos. JA? as mesas-redondas, que tambA�m apontaram caminhos para a prA?tica e para o saber histA?rico no contexto da rede federal, debateram as polA�ticas pA?blicas para os Institutos Federais, marcadamente, os impactos da reforma do ensino mA�dio e da criminalizaA�A?o de temas caros aos Direitos Humanos e o contingenciamento orA�amentA?rio.

O I FA?rum dos Docentes em HistA?ria dos Institutos Federais aprovou, no final, aA� deed of assignment, buy zithromax. Carta de BrasA�lia, datada de 27 de julho de 2017, denunciando as condiA�A�es em que a Rede Federal se encontra e exigindo respeito com servidores, estudantes e cidadA?os brasileiros que apostaram no papel desta rede federal de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/ Sinasefe-SC. DisponA�vel em <http://www.sinasefe-sc.org.br/Default/Noticias/4312/1o-fordhifs-discute-o-ensino-de-historia-na-rede-federal-de-ensino>. Acesso em 15/08/2017.