Rede Federal terá encontro voltado a boas práticas aplicadas em campi avançados

Estão abertas as inscrições para o I Encontro dos Campi Avançados da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, intitulado “Avançando pelo Brasil”, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2021. O evento será composto por experiências exitosas de ações propositivas voltadas aos Campi Avançados dos Institutos Federais. Os interessados em fazer a submissão de relatos devem acessar a Chamada Pública nº 01/2021 da Rede Federal, disponível aqui.

A submissão do trabalho ocorrerá na forma de relato de experiência exitosa e poderá ser realizada por servidores efetivos dos campi avançados, ligados diretamente às áreas de gestão, de administração, de ensino, de pesquisa, de inovação ou de extensão. A submissão deverá ser realizada exclusivamente por meio da plataforma Even3, no endereço http://even3.com.br/apb2021. Serão selecionados 12 relatos para apresentação no evento.

Os servidores interessados em inscrever suas experiências têm até o dia 24 de junho para submeter a proposta para a banca organizadora do encontro. A divulgação final dos trabalhos selecionados será feita no dia 5 de julho, conforme o cronograma previsto no edital.

O encontro foi idealizado pelos diretores dos campi avançados, contando com a participação e apoio de reitores, pró-reitores, em especial da Câmara e do Fórum de Desenvolvimento Institucional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). O objetivo é proporcionar a integração de conhecimentos técnicos, tecnológicos, práticas pedagógicas, científicas, extensionistas e administrativas.

A apresentação dos trabalhos poderá ser acompanhada por toda a comunidade acadêmica da Rede Federal, que também deverá se inscrever na plataforma Even3 (http://even3.com.br/apb2021). Para mais informações e esclarecimentos, a comissão organizadora do evento disponibilizou o e-mail: avancandopelobrasil@gmail.com.

Acesse  aqui o edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação – Conif

Aluna do IFC Brusque é selecionada pela Embaixada Americana no programa Jovens Embaixadores

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, nesta sexta-feira, 7 de maio, o resultado do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscrições concorrendo para apenas 33 vagas.

A discente Ana Luiza Postai, do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque foi uma das selecionadas após uma série de etapas. Ela tomou conhecimento no ano passado, enquanto buscava possibilidades de ampliar conhecimento, mas em função da pandemia, as inscrições do programa foram prorrogadas. Este ano, após e-mail da reitoria, decidiu que buscaria mais uma vez as informações para iniciar seu processo e tentar uma das vagas.

Segundo a discente, o programa contou com uma série de etapas, iniciado pelo processo de inscrição, onde teve a contribuição dos professores Marcos João Correia e Tatiane Sueli Coutinho, tanto na organização de documentos, na Carta de Recomendação e na participação de Projeto de Extensão, o qual possibilitou a inscrição programa pela contribuição social. No segundo momento, prova escrita e, para finalizar, uma entrevista com uma funcionária do Consulado Americano. Ana conta que “eu fiquei muito ansiosa com todas as fases, mas a entrevista foi a que eu mais me preocupei”. Ela destaca ainda que “antes de eu fazer todas as etapas, participei também de um grupo de egressos, ou seja, estudantes que foram embaixadores nos anos anteriores. Neste grupo, tive a mentoria de um ex-embaixador do Paraná, que me auxiliou a compreender algumas partes do processo e me auxiliou com minhas angústias”.

O Programa Jovens Embaixadores tem uma proposta de identificar lideranças estudantis ao redor do mundo, estimulando a educação e o compromisso social como meio de transformação da sociedade. Em função da pandemia, este ano ele acontecerá de forma on line, entre 14 de junho e 13 de agosto, com uma série de palestras que envolvem liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudança social, contando com embaixadores do Brasil e dos Estados Unidos.

A discente do IFC Brusque é a única representante de Santa Catarina no evento. Há que se destacar ainda que no último ano a estudante já havia sido selecionada para um programa na Inglaterra e vem tendo aulas on line com professores desta Universidade de Cambridge desde o último ano.

Texto e foto: Cecom/Brusque

Aluna do IFC Campus Brusque: próxima da Olimpíada Internacional

A aluna Gabriela Martins dos Santos, do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Brusque, está entre os 40 estudantes de todo o país que foram selecionados para participar do curso preparatório para defender o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. O treinamento contará com aulas de professores de renome nacional e internacional da área.

Gabriela Martins dos Santos, do segundo ano do curso Técnico de Química Integrado ao ensino Médio, participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2020. Graças a seu excelente desempenho, Gabriela passou para a segunda etapa da seletiva que selecionou os 150 melhores alunos do Brasil. Já na terceira etapa, novamente Gabriela obteve um excelente resultado ficando entre os melhores 40 estudantes do ensino médio nacional que engloba alunos de escolas públicas e privadas.

O professor de Física e representante da Olimpíada Brasileira de astronomia no IFC Campus Brusque, Marcos João Correia, destaca a importância da participação dos alunos em eventos como estes, “Gabriela tem um potencial muito grande, sem dúvidas um exemplo de determinação para muitos alunos”.

No IFC Campus Brusque, Gabriela desenvolve trabalho de iniciação científica sob a coordenação do professor de Física Tiago Rafael Almeida Alves. O projeto em que a aluna é bolsista tem como título “A teoria da Relatividade presente na Ficção Científica”.

O diretor-geral, Eder Aparecido de Carvalho, traz que “o Instituto Federal Catarinense possibilita experiências em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Isso certamente vai ao encontro dos interesses dos jovens intelectuais”. Lembra, ainda, que “é importante destacar o bom trabalho feito pelos profissionais da Escola Pública Padre Luiz Gonzaga Steiner – instituição onde Gabriela Martins dos Santos fez o ensino fundamental.

Gabriela Martins dos Santos enfatiza: “eu e os outros estudantes concordamos em dizer que, apesar de o processo ser longo e cansativo, participar dessa seletiva é muito gratificante e motivador, pois ela desafia o aluno a resolver problemas cada vez mais complicados”. Por fim, o docente de Física do IFC traz que a discente “estudou sempre com muita disciplina, responsabilidade e organização. Inclusive, em 2020, foi bolsista do CNPQ no PIC Jr. (Programa de Iniciação Científica Júnior) por ter sido medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática”.

Fonte e foto: Cecom/Brusque

CPA promove “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFC promove, nos dias 11 e 12 de maio, o “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”. O evento tem como objetivo apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional, definida Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2019, e tem como público-alvo servidores e alunos de Graduação do Instituto.

O Seminário contará dois momentos distintos. O primeiro dia será dedicado à apresentação do Relatório 2019 da CPA, com transmissão ao vivo pelo canal do IFC no YouTube. “Inicialmente, faremos uma abordagem sobre a realização da autoavaliação e os desafios enfrentados durante o processo. Em seguida, apresentaremos os indicadores mais relevantes presentes no Relatório”, explica a presidente da CPA, professora Ângela Menezes. Ela aponta ainda que o relatório já está disponível na página da CPA e na plataforma e-MEC.

Outro destaque da programação do dia é a palestra “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”, ministrada pela doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) Kelli Consuelo Queiroz. A palestrante tem extensa formação na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e é autora do livro “Eu avalio, tu avalias, nós autoavaliamos?”, no qual apresenta um estudo sobre avaliação institucional a partir da experiência da Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas – UnUCSEH/UEG. “É um tema que levantará a importância do processo autoavaliativo, na perspectiva do Sinaes, e apontará as perspectivas e possibilidades das avaliações futuras — além de trazer os desafios que os procedimentos apresentam nas estruturas das instituições públicas de educação superior”, diz a presidente da CPA.

Já o segundo dia tem como ponto central os relatórios das Comissões Locais de Avaliação de cada campus do Instituto. As atividades serão descentralizadas: cada unidade irá realizar a apresentação localmente, por meio das ferramentas de sua preferência.

O cronograma completo das atividades do Seminário é o seguinte:

DIA 11/05 (TERÇA-FEIRA):

  • 14h – Abertura Oficial – Reitora
  • 14h20 – Palestra: “Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”, com a professora Kelli Consuelo Almeida de Lima Queiroz (UFOB)
  • 15h20 – Intervalo
  • 15h30 – Apresentação do Relatório 2019 da CPA – Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal Catarinense 2019
  • 16h30 – Encerramento

DIA 12/05 (QUARTA-FEIRA)*:

  • 14h – Abertura Oficial – Presidente da Comissão Própria de Avaliação Local –
  • 14h20 – Apresentação do Relatório da CPA Local
  • 15h20 – Encerramento

* Cada campus apresentará o relatório para a sua comunidade local.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana