Aluna do IFC Campus Brusque: próxima da Olimpíada Internacional

A aluna Gabriela Martins dos Santos, do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Brusque, está entre os 40 estudantes de todo o país que foram selecionados para participar do curso preparatório para defender o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. O treinamento contará com aulas de professores de renome nacional e internacional da área.

Gabriela Martins dos Santos, do segundo ano do curso Técnico de Química Integrado ao ensino Médio, participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2020. Graças a seu excelente desempenho, Gabriela passou para a segunda etapa da seletiva que selecionou os 150 melhores alunos do Brasil. Já na terceira etapa, novamente Gabriela obteve um excelente resultado ficando entre os melhores 40 estudantes do ensino médio nacional que engloba alunos de escolas públicas e privadas.

O professor de Física e representante da Olimpíada Brasileira de astronomia no IFC Campus Brusque, Marcos João Correia, destaca a importância da participação dos alunos em eventos como estes, “Gabriela tem um potencial muito grande, sem dúvidas um exemplo de determinação para muitos alunos”.

No IFC Campus Brusque, Gabriela desenvolve trabalho de iniciação científica sob a coordenação do professor de Física Tiago Rafael Almeida Alves. O projeto em que a aluna é bolsista tem como título “A teoria da Relatividade presente na Ficção Científica”.

O diretor-geral, Eder Aparecido de Carvalho, traz que “o Instituto Federal Catarinense possibilita experiências em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Isso certamente vai ao encontro dos interesses dos jovens intelectuais”. Lembra, ainda, que “é importante destacar o bom trabalho feito pelos profissionais da Escola Pública Padre Luiz Gonzaga Steiner – instituição onde Gabriela Martins dos Santos fez o ensino fundamental.

Gabriela Martins dos Santos enfatiza: “eu e os outros estudantes concordamos em dizer que, apesar de o processo ser longo e cansativo, participar dessa seletiva é muito gratificante e motivador, pois ela desafia o aluno a resolver problemas cada vez mais complicados”. Por fim, o docente de Física do IFC traz que a discente “estudou sempre com muita disciplina, responsabilidade e organização. Inclusive, em 2020, foi bolsista do CNPQ no PIC Jr. (Programa de Iniciação Científica Júnior) por ter sido medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática”.

Fonte e foto: Cecom/Brusque