Tenho mesmo que aprender estas coisas? Para que eu preciso disso? Como vou usar isso no meu trabalho? Estas sA?o perguntas recorrentes dentro do universo dos estudantes de diversas A?reas e nA�veis de ensino. Uma proposta, dentro do IFC Araquari, fez com que isso fosse respondido no dia a dia de estudantes dos cursos da A?rea de InformA?tica.
Desde o ano de 2013, tem sido proposto um novo caminho para a formaA�A?o acadA?mica e profissional dos estudantes dos cursos de InformA?tica do Instituto Federal Catarinense Campus essay writing services reviews, purchase zithromax. Araquari. Abriram-se portas para uma formaA�A?o mais abrangente e completa, que compreende a prA?tica profissional, tal e qual no mercado de trabalho, sA? que mediada pelo ambiente de ensino. Esta possibilidade foi propiciada com a criaA�A?o da FA?brica de Software, um espaA�o de aprendizado que compreende rotinas diA?rias de um profissional ligado A�s Tecnologias de InformaA�A?o (TI) e executa projetos conforme demandas reais de parceiros.
A� possA�vel afirmar que a FA?brica de Software serve como um a�?ensaio profissionala�? para os discentes dos cursos TA�cnico em InformA?tica e do Bacharelado em Sistemas de InformaA�A?o (BSI). A proposta desse ambiente A� servir como um agente catalisador de experiA?ncias nas A?reas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o, por meio do acompanhamento do processo de formaA�A?o do aluno, antecipando seu contato com as atividades profissionais.
Ao fazer uso de conceitos teA?ricos, a FA?brica orienta os alunos na adoA�A?o de tA�cnicas e ferramentas que permitem analisar, avaliar, projetar, desenvolver e implantar soluA�A�es de TI. Portanto, um dos grandes triunfos dessa proposta A� a certificaA�A?o de que os conceitos apresentados em sala de aula estA?o sendo aplicados para o desenvolvimento de soluA�A�es. Ou seja, se o conhecimento passado em sala nA?o estA? sendo aplicado, A� possA�vel verificar e adequar tanto as aulas quanto a execuA�A?o dos projetos pelos estudantes.
A atuaA�A?o prA?tica da FA?brica de Software
Aspectos como gerenciamento de equipes, capacitaA�A?o e atA� mesmo aA�A�es de cunho social sA?o incentivadas e promovidas dentro do escopo de atuaA�A?o da FA?brica de Software. AlA�m disso, atua no sentido de proporcionar condiA�A�es para a efetivaA�A?o de parcerias entre o IFC e outras instituiA�A�es, sejam elas de ensino, governamentais ou empresariais.
JA? sA?o 13 projetos concluA�dos, dentro da FA?brica de Software, em seus quatro anos de existA?ncia, sejam com demandas internas, provenientes de parcerias com a Prefeitura de Joinville ou da Reitoria do IFC, por exemplo. Esta proposta educacional alcanA�a toda a regiA?o, como A� possA�vel visualizar nos atuais projetos em construA�A?o: para o Detran (Joinville), ISSEM (JaraguA? do Sul), Sistema de GestA?o de Projetos, AnA?lise de Salto Vertical, Portal do IFC (Reitoria) e IrrigaA�A?o AutomA?tica.
Hoje, sA?o 18 estudantes do ensino superior e trA?s do ensino mA�dio atuando diretamente nos seis projetos em fase de execuA�A?o. Estes estudantes sA?o coordenados por um a�?gerentea�?, que tambA�m A� aluno dos cursos da instituiA�A?o, e tem por funA�A?o acompanhar o andamento de todas as propostas aprovadas para execuA�A?o. AlA�m disso, cada projeto possui um professor responsA?vel pela orientaA�A?o. Para o gerenciamento de toda a estrutura da FA?brica de Software, hA? um colegiado de professores responsA?veis, composto pelos docentes do curso de Bacharelado em Sistemas de InformaA�A?o.
O ambiente de trabalho A� constituA�do por 20 computadores, dois kits arduA�no, uma estaA�A?o meteorolA?gica, uma impressora 3D e quatro tablets. Toda a estrutura deste ambiente de ensino gira em torno de forA�a intelectual e de trabalho dos prA?prios integrantes da comunidade interna do IFC Araquari, utilizando exclusivamente tecnologia de softwares livres para o desenvolvimento de soluA�A�es.
Prova da efetividade de aA�A�es como esta A� uma taxa 40% maior de estudantes que, apA?s passar pela FA?brica de Software, concluem o curso superior no IFC, comparado A�queles que nA?o tiveram esta experiA?ncia. Propostas como esta mostram como os conhecimentos podem ser utilizados na prA?tica, sem custos extras para formaA�A?o profissional e gerando bons resultados para o ambiente estudantil e tambA�m para as empresas que recebem seus projetos em funcionamento.
*InformaA�A�es: Vanessa Rolim.
**Texto e imagens: Cecom/Araquari.